Gesticular para bebê ajuda a melhorar o vocabulário deles

Gesticular para bebê ajuda a melhorar o vocabulário deles

Atualizado: Segunda-feira, 4 Maio de 2009 as 12

Papais interessados no avanço intelectual dos filhos acabam de ganhar uma nova dica, potencialmente preciosa: gesticule quando falar com seus bebês.

O conselho se baseia nos resultados obtidos por Meredith Rowe e Susan Goldin-Meadow, pesquisadoras da Universidade de Chicago. Segundo elas, as crianças cujos pais gesticulam para falar com elas durante a primeira infância têm mais chances de desenvolver um bom vocabulário anos mais tarde.

É bom lembrar que a pesquisa, publicada na revista especializada americana "Science", também leva em conta o pano de fundo econômico e social das crianças. Famílias de renda mais alta normalmente tendem a gerar crianças que chegam à escola com bom uso do vocabulário falado, ao contrário das famílias mais pobres, cujos filhos, em média, possuem domínio mais restrito das palavras.

Na tentativa de entender a origem dessas diferenças, as pesquisadoras compararam o avanço da expressão oral de crianças em famílias com renda variada, filmando as interações entre pais e filhos quando os bebês tinham 14 meses e, depois, quando as crianças já estavam com mais de quatro anos de idade.

O que os pesquisadores verificaram é que, nas famílias com renda mais elevada, a tendência de os pais gesticularem, e de os bebês seguirem esses gestos, tinha forte correlação com o vocabulário variado conforme os anos passavam. Pode ser que os gestos ajudem os bebês a se concentrar nos objetos nomeados pelos pais, facilitando a aquisição de palavras novas, ou que a gesticulação ajude as crianças a "praticar" na cabeça os conceitos num momento em que ainda têm dificuldade de falar com fluência.

Postado por: Nany de Castro  

veja também