Hábitos alimentares de crianças são influenciados pelos pais

Hábitos alimentares de crianças são influenciados pelos pais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

Pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) analisou os hábitos alimentares de 400 crianças com idade entre quatro e seis anos. Essas gostam de alimentos que fazem parte de sua rotina e da de seus pais. Se os pais têm uma alimentação ruim, provavelmente o filho também terá. Participaram da pesquisa 190 pais, que foram avaliados quanto a sua escolaridade e estado nutricional, e foi aplicado um questionário sobre atitudes e práticas alimentares frente à alimentação da criança.

A prevalência de excesso de peso e obesidade entre as crianças estudadas foi de 31,9% (22,2% e 9,7%, respectivamente) e acompanha a tendência do aumento de ganho de peso da população infantil brasileira. Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009, realizada pelo IBGE e Ministério da Saúde, o excesso de peso entre crianças de 5 a 9 anos era de 33,5%, sendo que eram consideradas obesas 16, 6% das crianças de sexo masculino e 11,8% do sexo feminino.

Os meninos estão mais gordos do que as meninas. A pesquisa mostrou que a taxa de sobrepeso entre crianças do sexo masculino é de 34,6%, sendo que 9,5% estão obesos, e entre as meninas esse número cai para 29,2%, sendo 9,8% obesas. A nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge, responsável pelo estudo, diz que apenas 20% dos pais percebem o excesso de peso dos filhos, fato que pode ser dificultado por fatores culturais.

Segundo a pesquisadora esse é o fator de maior peso na probabilidade de as crianças apresentarem excesso de peso. O segundo fator foi o excesso de peso dos pais, que também foi alto, 43,2%. Esse dado mostra que filhos de pais com excesso de peso tendem a ser mais gordos.

Quanto à aceitação de alimentos observou-se que, independentemente do estado nutricional, sexo e idade, as crianças têm preferência por alimentos de alta densidade energética, ricos em gordura e/ou açúcares. Dos dez alimentos mais aceitos pelas crianças, apenas três são saudáveis: frango, iogurte e melancia. Os itens mais bem aceitos foram pizza, batata-frita e chocolate. Entre os menos aceitos pelas crianças destacam-se as hortaliças incluindo entre elas o chuchu, sopa de legumes e purê de batatas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições