Higiene bucal do bebê deve começar no primeiro mês de vida

Higiene bucal do bebê deve começar no primeiro mês de vida

Atualizado: Terça-feira, 8 Junho de 2010 as 9:08

As chamadas cáries de mamadeira, comuns em bebês, podem ser causadas inclusive pelo leite materno. Para evitá-las, é necessário fazer uma limpeza completa da boca com uma gaze umedecida com água, para eliminar resíduos inclusive da língua, céu da boca e parte interna das bochechas.

Segundo a dentista para crianças Carmem Silvia de Carvalho, nesta entrevista, por e-mail, para o blog, a higiene bucal deve começar nas primeiras semanas de vida.

Educar e Cuidar - Quando deve começar a higiene bucal dos bebês e como deve ser feita?

Carmem Silvia - Os pais devem ir se acostumando com o tamanho da boca do bebê assim que ele nasce. Pelo menos uma semana após o nascimento, a boca do bebê pode começar a ser higienizada com uma gaze umedecida em água fervida, uma vez ao dia. Pense em quantas vezes ele é alimentado por dia, e quantas acaba até regorgitando! Portanto, essa é uma atitude que pode trazer bem-estar ao bebê.

Educar e Cuidar - Por que a limpeza deve ser feita mesmo antes da erupção dos dentes?

Carmem Silvia - O alimento entra em contato com toda a boca várias vezes ao dia, e a língua é como um "tapete", repleta de pelinhos que acumulam restos alimentares. Portanto, só a higiene bucal, (sobre e sob a língua, rebordos e céu da boca-palato), para que não se acumule alimento fermentado, justo na porta de entrada do organismo.

Educar e Cuidar - Qual a diferença entre o aleitamento materno e a mamadeira, no que diz respeito aos efeitos para a dentição?

Carmem Silvia - São muitas as diferenças, desde a natureza dos leites, ao formato do bico do seio e da mamadeira. Tudo na medida certa pode ajudar no desenvolvimento da criança. Resumidamente, devemos pensar que a Natureza nos mostra que e a criança que já tem dentes deverá receber maior variedade de alimentos e mastigar. Depender de leite de vaca ou misturas prontas pode ser um paliativo para alguma situação, mas a riqueza em termos de qualidade e variedade alimentar faz bastante diferença. O ideal é, a partir da amamentação, passar para a alimentação sem utilizar a mamadeira, embora essa situação ideal nem sempre seja possível.

Educar e Cuidar - As chamadas cáries de mamadeira são provocadas pelo açúcar, ou qualquer tipo de leite, mesmo sem ser adoçado, pode causar esse efeito?

Carmem Silvia - A cárie de mamadeira (às vezes cárie de peito) pode ser provocada por qualquer líquido que não seja água. Até mesmo o leite materno e a água de coco podem provocar cáries. Portanto, a solução é não introduzir o hábito da amamentação noturna prolongada e da mamadeira noturna. Uma vez instalado, procurar ajuda profissional para ajudar a removê-lo o quanto antes.

Educar e Cuidar - Quando surgem os dentes, como deve ser a escovação? A senhora é favorável ao uso das escovas de silicone, aquelas que são colocadas no dedo?

Carmem Silvia - A higiene começa com o uso de gaze umedecida em água, passa pelos massageadores ou dedeiras, indo para as escovas macias. Há excelentes no mercado, realmente eficientes. A dica é começar a higienizar desde cedo, pois se você não começa antes de um ano de idade, tudo vai se tornando mais difícil de ser introduzido depois.

Educar e Cuidar - Qual a mágica para conseguir alcançar os dentes das crianças de um ano ou dois da maneira correta, não deixar engolir a pasta e seguir todas as recomendações dos pediatras se eles não param quietos um minuto?

Carmem Silvia - Ter um objetivo claro de que você deseja a saúde física e mental de seu filho, começar cedo, treinar para conseguir fazer cada vez melhor, obedecer uma rotina (pois é isso que as crianças pedem), e fazer da rotina um ritual, uma grande oportunidade de aproximar-se da criança de forma criativa e amorosa. Para que isso aconteça, nada como orientação profissional para que consiga enxergar a fase de vida da criança sob aspectos inusitados, com soluções práticas e divertidas.

Educar e Cuidar - Quando a criança deve ser levada ao dentista pela primeira vez? Qual a rotina de visitas ao dentista recomendada a partir daí?

Carmem Silvia - Desde que a gestação seja planejada, a mãe pode fazer seu Pré-Natal Odontológico para resolver as questões pendentes, antes da gravidez. A partir daí, dependendo da necessidade, pode retornar ao consultório para profilaxias e prevenção. A Antroposofia tem medicamentos que podem ajudar a mãe e o bebê nesta fase, tanto para regularizar o ph bucal, aumentar a quantidade de saliva, ajudar a tratar gengivites, cuidar da tendência de cárie materna e auxiliar na formação dos dentes de leite. Depois do nascimento, o bebê pode vir ao consultório em torno dos 6 meses de idade, quando os dentes começam a erupcionar. A freqüência de retorno deve ser individualizada, mas em média de 3 em 3 meses, até completar dois anos, quando toda a dentição de leite já deve ter erupcionado.

Carmem Silvia P. de Carvalho é dentista para crianças, com formação em Odontopediatria, Homeopatia, Antroposofia, pós-graduação em psicologia e Biologia Cultural

veja também