Iluminação ideal: escolha a sua

Iluminação ideal: escolha a sua

Atualizado: Sexta-feira, 5 Dezembro de 2008 as 12

Desde a antiguidade, o ser humano busca por meio das mais variadas idéias, formas de suprir suas necessidades de acordo com cada época. Como por exemplo, a falta de luz natural, durante o período da ‘idade da pedra’, quando o homem utilizou o fogo para gerar luz e assim, proporcionar melhores condições ao seu habitat.

Com o passar do tempo, surgiram as lamparinas, que eram alimentadas por óleo como forma de

combustível e logo surgiram as lâmpadas, que ao longo do tempo foram se desenvolvendo e acompanhando a modernidade.

Pesquisas relatam que a primeira lâmpada inventada foi de arco voltaico, desenvolvida em 1810, por Humphry Davy, que criou um circuito elétrico, alimentado com uma bateria e dois bastões de carbono, que após a passagem da corrente elétrica gerava um arco voltaico com alta luminosidade.

A tecnologia atual traz para o cotidiano inúmeras formas, modelos e cores de iluminação, por meio de luminárias, abajures, plafons, pendentes, spots entre outros. Diversas opções de lâmpadas, que além de deixar a residência, escritório ou empresa mais agradável e bonita, possui também a vantagem de consumir menos energia

Tipos de lâmpadas:

Dicróica: A lâmpada dicróica possui 90 de IRC – Índice de reprodução de cores, 4.000 horas de tempo de vida, além de potentes emissores de luz de alto brilho, em diversas tonalidades de cores e pode ser utilizada em ambientes decorativos, residencial, comercial etc.

Fluorescente: A lâmpada fluorescente possui de 60 – 90 de IRC – Índice de reprodução de cores, 12.000 horas de tempo de vida, é limitada por baixa potência, além de possuir tonalidade de iluminação branca e amarela e pode ser utilizada na iluminação de estúdios, escritórios e residências.

Halógena: A lâmpada halógena apresenta 100 de IRC – Índice de reprodução de cores, 2.000 a 4.000 horas de tempo de vida, gasta mais energia, mas oferece maior potência luminosa, possui tonalidade de iluminação branca e amarela e pode ser utilizada em ambientes decorativos.

Halógena AR111 / AR 70: A lâmpada halógena possui 100 de IRC – Índice de reprodução de cores, 2.000 horas de tempo de vida, produz facho de lkuz direcionado, porém sem ofuscamento, apresenta tonalidade de iluminação branca e amarela e pode ser utilizada em ambientes decorativos.

Incandescente: A lâmpada incandescente possui 100 de IRC – Índice de reprodução de cores, até 1.000 horas de tempo de vida, gasta mais energia comparada com a lâmpada eletrônica, entretanto possui menor preço, apresenta tonalidade de iluminação amarela e pode ser utilizada em ambientes residenciais, com pouca iluminação.

Lâmpada Par: A lâmpada Par possui 100 de IRC – Índice de reprodução de cores, média de 6.000 horas de tempo de vida, é uma lâmpada refletora, com preciso facho de luz, muito brilho e definição, apresenta diversas cores na tonalidade de iluminação amarela e pode ser utilizada para criar concentrações de luz em objetos, como nas vitrines, jardins e iluminação pública.

Lâmpada Eletrônica Compacta Flúor: Apresenta 90 de IRC – Índice de reprodução de cores, com média de 3.000 a 12.000 horas de tempo de vida, são lâmpadas eletrônicas que utilizam aproximadamente de 60% a 80% menos eletricidade do que as lâmpadas incandescentes convencionais e maior durabilidade, porém preço elevado. Produz tonalidade de luz branca "morna", semelhante às lâmpadas de luz incandescente, além de ser indicada para oconsumo residencial, industrial e comercial.

Led: O led possui 70 de IRC – Índice de reprodução de cores, com média de 2.000 a 4.000 horas de tempo de vida, não é o melhor tipo de iluminação para o Brasil, pois além do preço elevado, ilumina pouco. Apresenta diversas tonalidades de cores e pode ser utilizada em ambientes de decoração.

Fonte Holding Comunicações

entrar dia 30/12/08

expirar dia: 14/01/09

http://www.sxc.hu/pic/m/s/su/sunnaholic/773255_invitro.jpg

veja também