Junk food mais cara

Junk food mais cara

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Você é contra ou a favor de taxar comidas que não são saudáveis, como junk food? Esse é um dos debates que o governo Obama levantou. As escolas norte-americanas vão começar a cobrar uma taxa sobre refrigerantes e doces, por exemplo. É uma maneira, segundo eles, de encorajar as pessoas a comerem comidas mais saudáveis, que são mais baratas, e comer menos junk food, que vai ser mais caro. Será que vai funcionar?

Um cientista da Universidade de Bufalo, Leonard Epstein, decidiu comprovar essa teoria com um grupo de mães. Eles fizeram um catálogo com produtos de supermercado e deram às mulheres "dinheiro virtual" para as compras semanais. Nas primeiras vezes, elas compraram os produtos a preços normais - as junk food ainda não tinham sofrido alteração de preço. Depois, os cientistas cobraram uma taxa sobre elas. Por fim, deram um desconto para os produtos saudáveis. Eles queriam avaliar se aconteceria uma mudança no padrão de compras.

De fato, as opções foram outras. Taxar os produtos mais calóricos funcionou - dar desconto nos mais saudáveis, não. Para Gelsomina Colarusso Bosco, pediatra, a atitude do governo americano é válida. "Se isso for feito de uma forma legal e ética, é uma maneira positiva de induzir uma pessoa a comer comidas saudáveis. Aumentaram as taxas de obesidade, constipação intestinal e colesterol alto entre crianças. Isso pode ser reflexo da comida induatrializada, das frituras. Mas não adianta só taxar. É preciso conscientizar a criança e os pais, explicar por que é melhor, por que é mais saudável. Essa iniciativa é só um começo", diz. Como esse projeto não tem previsão de acontecer por aqui, essa pode ser uma oportunidade para repensar a alimentação da sua família - e o que seu filho come na escola.

por Thais Lazzeri

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições