Meu filho vai mal na escola

Meu filho vai mal na escola

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:25

Seu filho não consegue copiar direito os textos da lousa? Tem dificuldade para entender o que o professor fala? Fique de olho: o que parece preguiça ou desleixo pode ser um problema de saúde que afeta o rendimento escolar

Uma dorzinha no ombro, um apertar de olhos para copiar a matéria da lousa ou uma enorme dificuldade para se concentrar. Esses sintomas tão banais, que costumam passar despercebidos por pais e professores, são sinais de problemas que podem afetar o rendimento escolar do seu filho.

A maioria dos distúrbios relacionados aos sentidos (como visão e audição), ao movimento e à atenção interferem diretamente no aprendizado. "É importante levar as crianças regularmente ao médico, para acompanhar o desenvolvimento e detectar algo anormal logo cedo", sugere o pediatra Fábio Ancona Lopez, da Universidade Federal de São Paulo.

Com 1 ano de idade, os pequenos devem ir mensalmente ao pediatra; no segundo ano de vida, de três a quatro vezes por ano. Se você tiver filhos maiores, leve-os ao médico uma vez por ano. Será que não está na hora de levar seu filhote para fazer um check-up?

6 problemas que atrapalham na escola

Dificuldade para copiar da lousa

Pode ser

Miopia

Sinais

A criança não consegue enxergar de longe e aproxima o rosto do caderno para ler ou escrever. É muito raro uma criança reclamar disso, porque tudo parece normal para ela & O que fazer

Coloque um cartaz com algo escrito e afaste-o do seu filho. Se você conseguir ler e ele não, leve-o ao oftalmologista.

Tropeços e falta de habilidade nos esportes

Pode ser

Astigmatismo

Sinais

Seu filho vê as imagens distorcidas, quer estejam próximas ou afastadas dele. Em casos mais sérios, a visão fica borrada. Essa alteração pode estar presente já nos primeiros anos de vida ou se manifestar com o crescimento da criança.

O que fazer

Toda criança precisa fazer um exame básico de visão quando tiver entre 4 e 5 anos.

Letra ruim ou esforço para escrever

Pode ser

Hipermetropia

Sinais

O aluno tem muita dificuldade para enxergar de perto. Por não conseguir focalizar palavras escritas, seu filho pode sentir desconforto e até dor de cabeça. A hipermetropia Pode ser - diagnosticada por um médico logo nos primeiros anos de vida.

O que fazer

Leve seu filho ao oftalmologista para um teste inicial e sempre que ele passar por dificuldades para ler ou escrever.

Desatenção e dor de ouvido

Pode ser

Infecção

Sinais

Geralmente depois de gripes ou resfriados, a criança ouve menos e sente febre e desconforto. Em alguns casos, o ouvido fica com pus. É um problema muito comum na infância.

O que fazer

Leve-o ao pediatra. Esse especialista poderá encaminhar seu filho a um otorrinolaringologista, médico que trata problemas de nariz, ouvido e garganta.

Cansaço e má postura

Pode ser

Escoliose

Sinais

Dores no braço, na mão, no ombro ou no quadril indicam que uma das partes do corpo está sofrendo mais pressão do que outra. A causa Pode ser - um desvio na coluna. Em geral, esses problemas aparecem por causa da má postura.

O que fazer

Deixe a criança sem camisa, com as costas numa parede. Se um ombro estiver mais alto que o outro, leve-a ao ortopedista.

Agitação constante ou desatenção

Pode ser

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Sinais

Aparecem logo cedo: a criança se mostra agitada, impulsiva ou desatenta. Essas alterações estão presentes na escola, em casa e até nas brincadeiras.

O que fazer

Só o pediatra poderá avaliar se seu filho precisa de tratamento com um psicólogo ou um psiquiatra infantil.

Alberto Gallo Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Fábio Ancona Lopez, pediatra da Unifesp, Francisco Guarniero, psiquiatra, e Susi Mary de Souza Fernandes, fisioterapeuta da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Por: Amanda Polato

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições