Mulheres podem fazer certos exercícios durante a gestação

Mulheres podem fazer certos exercícios durante a gestação

Atualizado: Sexta-feira, 10 Dezembro de 2010 as 2:25

Cada vez mais as pesquisas na área da saúde se preocupam com a melhoria da qualidade de vida e com o bem-estar, inclusive de grupos especiais, como idosos, cardiopatas, diabéticos e gestantes. Nos Estados Unidos e Europa, os estudos sobre atividade física para gestantes, seus benefícios, impedimentos e procedimentos estão muito avançados.

Há muitos anos que programas são desenvolvidos e essa indústria é crescente, levando benefícios para cada vez mais mulheres que sofriam com a falta de profissionais qualificados para atendê-las durante uma época tão importante e delicada. No Brasil, ainda sentimos falta de pesquisas na área das mamães, mas podemos utilizar o que já foi descoberto para estudarmos, atualizarmos e desenvolvermos programas para as nossas gestantes.

O Colégio America de Obstetras e Ginecologistas (AAOC) orienta e cria normas todos os estudos da área de exercícios para as gestantes. Ele recomenda atividades moderadas todos os dias da semana, independente da fase da gestação. Claro, que ao montarmos um programa, temos que observar alguns fatores como, por exemplo, se a gestante já fazia algum tipo de atividade física anteriormente. Por isso o acompanhamento de um profissional capacitado é muito importante para que a gestante consiga fazer os exercícios adequados.

Os benefícios desses programas durante a gravidez vão além da estética, já que previnem doenças, como diabetes gestacional e pré-eclampsia e controlam muitos desconfortos da gestação como dores lombares, câimbras e tonturas.

Outro fator importante, é o condicionamento que os programas trazem para a mamãe na hora do parto. A mãe consegue ter mais força, mais concentração, mais relaxamento e estar com sua musculatura do assoalho pélvico mais preparado para possíveis problemas de incontinência urinária que ocorrem após o nascimento do bebê.

Portanto, consulte seu médico e faça esse bem para você e seu bebê! Na próxima matéria, falaremos mais sobre benefícios para os bebês e sobre o assoalho pélvico.

veja também