Não espere o Carnaval passar para buscar novos rumos para a carreira

Não espere o Carnaval passar para buscar novos rumos para a carreira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

É comum pensar que, antes do Carnaval, as mudanças na carreira não estejam entre as prioridades dos profissionais, já que muitos estão de férias.

Entretanto, segundo o diretor do Emprego Certo, Luiz Pagnez, é no primeiro trimestre que há o maior número de profissionais que buscam sites de carreiras e recolocação. Neste período, as empresas também estão colocando novos projetos em andamento e, assim, estão gerando contratações de novos profissionais.

"Com isso, o mercado se aquece em diversas áreas, pois muitos daqueles que estavam trabalhando aceitam novos desafios, abrindo mais espaço para quem está desempregado", afirmou Pagnez.

Mercado

Muitas empresas adiaram investimentos e reduziram atividades, em razão da crise econômica. "Mesmo a aparente melhora no final de 2009 não foi suficiente para reduzir os índices de desemprego, o que mostra a existência de uma demanda reprimida", disse o diretor.

A expectativa é que as empresas contratem mais profissionais no primeiro trimestre deste ano.

Dicas

Já que há boas expectativas para os três primeiros meses de 2010, seguem abaixo algumas dicas para quem busca novos rumos no mercado de trabalho:

Não espere o Carnaval passar para começar a procurar emprego. "Alguns processos seletivos podem durar meses, fazendo com que os currículos enviados em janeiro comecem a render frutos em fevereiro e março", disse Pagnez.

Se você é estudante e pretende fazer estágio, mande seu currículo antes de voltar às aulas. Muitos alunos esperam passar as férias para começar a procurar estágio, em razão disso, no começo do ano, a concorrência diminui.

Reforce seus contatos, pois muitos projetos costumam ser divulgados internamente antes de se procurar profissionais.

Mostre que você está disponível para o mercado.

Fique atento às oportunidades.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições