Para as crianças que não comem muito bem, essa época do ano, com temperaturas mais baixas, pode ser um bom período para caprichar no cardápio e estimular a alimentação.
Mas, para aquelas que já comem bem, cuidado para não exagerar, pois a fominha de frio típica dos adultos não deve empurrar a meninada para os excessos. Nada de comer para esquentar. Para as crianças, o melhor é correr, se movimentar, brincar bastante!
Nesta entrevista, por e-mail, as nutricionistas Patrícia Domingos e Débora Bertomeu, da Diferencial Nutri Alimentos Consultoria e Assessoria em Alimentação e Nutrição, dão dicas de como aproveitar os alimentos da época para favorecer a alimentação das crianças quando chega o frio.
Educar e Cuidar - Quais são as melhores frutas para oferecer às crianças nessa época?
Diferencial Nutri - As frutas da época são sempre as melhores opções porque estão mais bonitas e com bons preços. Como não existe nenhum alimento completo em nutrientes, devemos diversificar ao máximo a alimentação, inclusive na oferta de frutas às crianças, pois assim conseguimos uma alimentação mais nutritiva, além de colorida e mais atraente. As frutas da época são: caqui, abacate, carambola, goiaba, maracujá, tangerina, mexerica.
Educar e Cuidar - E as hortaliças, estamos no período de comer o quê?
Diferencial Nutri - Berinjela, chuchu, quiabo, mandioca e batata doce são as hortaliças da época. Não podemos esquecer as tradicionais encontradas durante o ano todo, com boa qualidade e preços, como cenoura, beterraba e folhas em geral.
Educar e Cuidar - Como deve ser a alimentação infantil balanceada no outono/inverno?
Diferencial Nutri - Incluir sucos e frutas no café da manhã e nos lanches entre as refeições. Abusar de legumes e verduras em saladas (salada de chuchu com ovos), acompanhamentos (purê de batata doce e mandioca ou cozidos com manteiga e salpicados com salsinha) e também em preparações com as carnes ou massas (carne cozida com mandioca, frango com quiabo, berinjela recheada, lasanha de berinjela, macarrão com berinjela com molho vermelho ou só na manteiga).
Não podemos nos esquecer dos outros grupos de alimentos, além das frutas e hortaliças que compõem o grupo dos alimentos reguladores ricos em fibras, vitaminas e minerais. Temos que incluir alimentos do grupo dos energéticos, ricos em carboidratos: pães, cereais, bolachas (dar preferência sempre aos integrais) e dos construtores, ricos em proteínas: carnes, ovos, laticínios, leguminosas (feijões).
Educar e Cuidar - Os adultos costumam dar preferência para saladas no verão e só comem sopa no inverno. Com as crianças, como fazer para que não deixem de consumir alimentos importantes nessa época? Elas comem mais no frio?
Diferencial Nutri - Podemos incluir as verduras e os legumes nos pratos quentes (refogados ou compondo receitas de pratos quentes) ou também convidá-los a comer as sopas junto com os adultos. Sempre que possível fazer sopas com todos os grupos de alimentos (construtores, energéticos e reguladores), assim a sopa substituirá uma refeição completa. Usar a imaginação e criatividade nas apresentações dos pratos, nas cores do cardápio da refeição e nos cortes dos legumes irá estimular também a vontade de se alimentar dos pequenos. No inverno sentimos mais fome e precisamos de mais energia para aquecer nosso corpo, mas nada de oferecer muito mais alimentos por conta disso porque essa necessidade aumentada de calorias não é tão grande assim.
Educar e Cuidar - Os alimentos crus são essenciais? E a ingestão de líquidos?
Diferencial Nutri - Os alimentos crus podem ser substituídos pelos cozidos sem problemas. Já os líquidos são essenciais e em meses menos quentes tendemos a beber menor quantidade de líquidos. Na verdade, precisamos beber líquidos mesmo sem termos sede. A sede já é um alerta do nosso corpo para a falta de líquidos. Portanto, oferecer líquidos (água, água de côco, sucos, chás, leite) aos pequenos mesmo sem eles pedirem é fundamental!
Educar e Cuidar - Existem alimentos ou formas de preparo que despertam mais o apetite das crianças nessa época?
Diferencial Nutri - Abusar de diferentes tipos e tamanhos de cortes dos legumes (cubos, palitos finos ou maiores, e folhas (picadas ou rasgadas grosseiramente). Usar a criatividade na apresentação (torre de berinjela fatiada com molho de tomate e mussarela no meio, barquinho de abobrinha recheado com legumes ou carnes, tomate recheado). Convidá-los para participarem da confecção da preparação é um grande estímulo e uma forma de apresentar novos sabores.
Educar e Cuidar - Quais os alimentos típicos de festas juninas, que já começam a aparecer, como o pinhão, que devem ser oferecidos às crianças? O que deve ser evitado?
Diferencial Nutri - Alimentos de festas juninas (pinhão, batata doce, doces juninos abóbora, arroz doce, canjica, curau, pé de moleque, paçoca - milho, bolo de fubá, pipoca, cuscuz) podem ser oferecidos às crianças mas sempre com moderação, pois são na maioria doces. Alimentos doces não devem ser oferecidos às crianças menores de 1 ano, além de pouco saudáveis competem com a oferta de alimentos nutritivos.
Patrícia M. Domingos e Débora C. Bertomeu são nutricionistas, sócias diretoras da Diferencial Nutri Consultoria e Assessoria em Alimentação e Nutrição
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições