O homem e a impossibilidade de ter filhos

O homem e a impossibilidade de ter filhos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Não é com naturalidade que homens e mulheres recebem a notícia da infertilidade. Principalmente o sexo masculino parece ter mais dificuldades de aceitar a situação. A vivência emocional da infertilidade por eles é extremamente angustiante. Diante desse fato, a incapacidade de engravidar a mulher pode estar associada mentalmente à falta de masculinidade ou virilidade.

Grande parte dos homens mostra resistência em realizar o exame de espermograma, por conta do resultado apontar alguma anormalidade. Desse modo, ter o sêmem analisado pode significar a avaliação do desempenho sexual. Embora a fertilidade e virilidade sejam conceitos distintos, são confundidos.

“Fizemos várias tentativas e minha esposa não conseguia engravidar. Ela procurou o ginecologista, fez vários exames e descobriu que o problema não estava com ela. Procurei um médico e comecei a fazer tratamentos e até agora não obtive resultado. Não consigo ter conversas longas sobre o assunto, pois sofro muito”, diz o mecânico A.P., de 36 anos.

Apesar dos homens sofrerem muito por conta da infertilidade, suas reações costumam ser diferentes das demonstradas pelas mulheres. “Em sua maioria, eles acreditam que precisam ser mais contidos e fortes para enfrentar o diagnóstico, o tratamento e ainda, apoiar suas esposas, que aparentam maior fragilidade emocional”, comenta a psicóloga Nadêjda Licia Mello.

Esses homens encontram-se sempre em situações de estresse emocional, ansiedade e geralmente apresentam sintomas psicossomáticos, como gastrite, hipertensão e perda de pelos, como forma de extravasar os sentimentos.

Segundo a psicóloga, quando o homem espera muito pela chegada de um filho e não acontece, o nível de angustia acaba aumentando mais a cada dia, fazendo com que ele se sinta menos forte para enfrentar os problemas, por não acreditar. Por isso, é importante que ele dialogue com sua esposa, para que possa ser ajudado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições