O que é esperado para cada etapa do desenvolvimento de linguagem

O que é esperado para cada etapa do desenvolvimento de linguagem

Atualizado: Sexta-feira, 18 Junho de 2010 as 10:40

Quadro com os padrões de normalidade do desenvolvimento de linguagem, em função da idade

Principais características

0 a 3 meses

- Vocalizações (repetições de vogais e sons guturais) não lingüísticas. Essas produções têm pouca influência da lingua-mãe.

- Sorriso reflexo.

- Apresenta movimentos corporais bruscos ou acorda ao ouvir estímulo sonoro.- Aquieta-se com a voz da mãe.

- Procura fonte sonora com movimentos oculares.

3 a 6 meses

- As vocalizações começam a adquirir algumas características de linguagem, ou seja, entonação, ritmo e inicia-se a modulação de ressonância.

- A fase de lalação aparece por volta dos 3 a 4 meses e se distingue por sua fonação lúdica . A criança sente prazer em balbuciar (brincar com os órgãos fono-articulatórios).

- Pára de chorar ao ouvir música.

- Começa a voltar a cabeça em direção a um som lateral e próximo.

6 a 9 meses

- Pré-conversação. A criança vocaliza principalmente durante os intervalos em que é deixada livre pelo adulto, e também encurta suas vocalizações para dar lugar às respostas do adulto.

- Localiza diretamente a fonte sonora lateralmente e indiretamente para baixo.

- Responde quando chamada.

- Repete sons para escutá-los.

9 a 12 meses

- Localiza diretamente a fonte sonora para baixo.

- Reage paralisando a atividade quando a mãe fala "não".

- Vocaliza na presença de música.

- Compreende algumas palavras familiares, por ex.: "mamãe, "papai", "nenê".

- Compreende ordens simples, por ex.: "bate palmas" e dar "tchau".

- Vocalizações mais precisas e melhor controladas quanto a altura tonal e a intensidade. Agrupa sons e sílabas repetidas à vontade.

- Pede, recebe objetos e oferece-os de volta.

- Usa gestos indicativos.

- Surge a primeira palavra, muitas vezes não inteligível.

12 a 18 meses

- Surgem as primeiras palavras funcionais que, em geral, se dá um prolongamento semântico, por ex.: chama "cachorro" a todos os animais.

- Crescimento quantitativo de compreensão e produção de palavras.

- Localiza fonte sonora indiretamente para cima.

- Gosta de música.

- Compreende verbos que representam ações concretas (dá, acabou, quer).

- Identifica objetos familiares através de nomeação.

- Identifica parte do corpo em si mesma.

- Utiliza-se de palavra-frase (usa uma palavra que corresponde a um enunciado completo).

- Repete palavras familiares.

- Tenta contar.

18 a 24 meses

- Surgimento de frases de dois elementos.

- Localiza fonte sonora em todas as direções.

- Presta atenção e compreende estórias.

- Identifica parte do corpo no outro.

- Inicia o uso de frases simples.

- Usa gesto representante.

- Usa o próprio nome.

2 a 3 anos

- Iniciam-se sequências de três elementos, por ex.: "nenê come pão" (fala telegráfica).

- Aponta gravura de objeto familiar descrito por seu uso.

- Identifica objetos familiares pelo nome e uso.

- Aponta cores primárias quando nomeadas (vermelho, azul, amarelo...)

- Compreende o "Onde ? " "Como ?"

- Pergunta o que?

- Nomeia ações representadas por figuras.

- Refere-se a si mesmo na 3ª pessoa.

- Combina objetos semelhantes.

- Constitui frase gramatical simples (com verbos, preposições, adjetivos e advérbio de lugar).

Por: Tania Aparecida Lopes Cardoso e especialistas

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