O que é refluxo gastro-esofágico?

O que é refluxo gastro-esofágico?

Atualizado: Segunda-feira, 11 Julho de 2011 as 8:58

Refluxo gastro-esofágico (RGE) é quando o alimento, ou seja, o leite, no caso do bebê, retorna ao esôfago, após ter atingido o estômago, juntamente com o conteúdo gástrico. O refluxo pode ser fisiológico (normal) ou patológico (anormal).

Quando é fisiológico, o bebê ganha peso adequadamente, regurgita pequenas quantidades após as mamadas, geralmente devido ao ar deglutido durante a mamada. Isto pode ocorrer devido a uma “pega” incorreta ao seio materno, choro, ou grandes quantidades de alimento.

Quando o refluxo for anormal, a freqüência de retorno dos alimentos ao esôfago é bastante elevada, podendo causar desnutrição, problemas respiratórios e dores abdominais.

 Principais medidas para evitar ou diminuir o RGE:

Apoiar o bebê nos braços durante a amamentação, com a cabeça e tronco alinhados entre si, de forma que o abdomem da mãe toque o abdomem do bebê. Liberar as narinas do bebê para facilitar a respiração durante as mamadas, fazendo com que o queixo do bebê toque o seio materno. A boca do bebê deve abocanhar boa parte da mama e não somente sugar o mamilo. Quando for necessário usar a mamadeira, esta deve estar sempre elevada, com o bico todo preenchido de leite para impedir que a criança engula muito ar. Colocar sempre o bebê para “arrotar” após mamadas, em posição ereta, junto ao tórax materno, apoiando sua cabeça e tronco. Manter a cabeceira do berço erguida em 30 graus, com a criança deitada sobre seu lado esquerdo. Essas medidas são fundamentais para melhorarmos o desconforto do refluxo, seja para o bebê, como para seus familiares.  

veja também