O que pode atrapalhar o aprendizado

O que pode atrapalhar o aprendizado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Dislexia, hiperatividade, déficit de atenção . Não é fácil quando você descobre que seu filho tem um desses distúrbios comportamentais. E entre tantas questões, uma das mais frequentes é saber como será o aprendizado da criança.

Para ajudar você a compreender melhor como lidar com esses problemas no ambiente escolar, a CRESCER entrevistou Liliane Garcez, professora do curso de pós-graduação em Educação Inclusiva do Instituto Vera Cruz.

Crescer: Qual é a principal dificuldade de alunos que sofrem de distúrbios como dislexia, déficit de atenção e hiperatividade?

Liliane Garcez: O maior problema de alunos que sofrem de distúrbios comportamentais está no relacionamento com as outras crianças e no estar na sala de aula -o que, de alguma forma, influencia no aprendizado (com exceção para a dislexia, que se refere às dificuldades em ler e escrever). Não há uma medida para saber se esses alunos vão aprender mais ou menos do que os outros. 

Crescer: De que maneira conhecer o diagnóstico vai ajudar o professor a lidar com determinado aluno?

LG: Um ponto importante é não rotular o aluno de acordo com o distúrbio que ele apresenta. Duas crianças que sofrem do mesmo problema podem ser bem diferentes uma da outra. O diagnóstico vai, sim, ajudar o professor a entender melhor aquele aluno, mas ele não pode orientar apenas com base nessa definição. É preciso avaliar o comportamento da criança no dia a dia. Um aluno com TOC, por exemplo, pode trabalhar bem em dupla; já se o problema for a dislexia, o professor deve fazer com que o aluno aprenda ao máximo. Ou seja, faz parte do desafio da escola descobrir o potencial de cada um.

Outra coisa importante é a interação entre o professor e o terapeuta. Eles devem conversar, mas cada um em sua função. O ambiente escolar tem, sim, efeitos terapêuticos – já que é o espaço onde as crianças vão se relacionar com os outros -, mas é apenas um colaborador.

Crescer: E como fica a questão das regras no ambiente escolar – essas crianças devem respeitar os mesmos limites que os outros alunos?

LG: Sim, os limites na também devem existir para esses alunos. Não é por que uma criança tem transtorno bipolar que vai poder brigar com todo mundo quando bem entender. Ele precisa saber que não se pode fazer tudo o que quiser na escola.  

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