Os nomes mais comuns de 2009

Os nomes mais comuns de 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Se seu filho ou filha nasceu no ano passado, ele certamente não terá muitos amiguinhos chamados Nair ou Gumercindo. Mas, muito provavelmente, terá coleguinhas de classe chamados Gabriel ou Júlia. Cada época tem seus nomes mais comuns e, segundo uma pesquisa realizada com 28 mil pessoas no portal Baby Center Brasil, estamos na era de Gabriéis, Júlias ou Giulias, os nomes mais escolhidos de 2009. Para as meninas, o segundo nome mais comum foi Sofia (ou Sophia), seguido por Maria Eduarda e Giovana (Giovanna). Se você escolheu um desses nomes apostando na originalidade, pode ficar meio chateado, normal. Nossa editora, Larissa Purvinni, que tem uma filha chamada Maria Eduarda, não gostou muito de saber que ele é o terceiro mais comum... Esse não é o caso do jornalista Luís Perez, pai de Júlia, de 1 ano. "Não me importo que seja um nome muito comum. Acho melhor que seja Júlia do que Odete, Edite ou nomes que são corruptelas de ídolos, como Maicon, ou estrangeiros, como Wellington", diz o papai.

Claro que a criança pode se chatear de ser a quarta Sofia da escola, mas ter um nome diferente demais também pode ser complicado: "Será que meu nome é tão feio assim para só eu me chamar Epaminondas?". Outro critério que deve ser levado em conta é a complexidade da grafia. Imagine uma criança que está aprendendo a juntar letrinhas ter de entender que não se chama Evelyn, e sim Hewellyn! Já entre os meninos, os nomes mais usuais depois de Gabriel foram Artur (ou Arthur), Mateus (ou Matheus) e Davi (ou David). Adriana Salles é mãe de um Gabriel, mas não se incomoda com a popularidade do nome. Ela conta que a escolha teve um motivo especial: foi sua enteada que escolheu, mesmo antes da gravidez.

A jornalista Thelma Torrecilha, mãe de outro Gabriel, também não liga para isso. Quem escolheu foi a irmã mais velha, Nara, que, por sua vez, sempre detestou ter um nome diferente, que todos confundem com Mara ou Lara. "A escolha de um nome comum foi defendida por quem tem um nome incomum", brinca Thelma.

Oito Anos, uma das canções mais belas sobre infância, é de Paula Toller, que tem um filho chamado Gabriel: "Por que os ossos doem/Enquanto a gente dorme/Por que os dentes caem/Por onde os filhos saem... Well, well, well, Gabriel..." Se você gosta do nome, e ele tem significado para você, well, a gente acha que basta.

Os 10 mais de 2009

Meninos

1. Gabriel

2. Arthur (ou Artur)

3. Matheus (ou Mateus)

4. Davi (ou David)

5. Lucas

6. Guilherme

7. Pedro

8. Miguel

9. Enzo

10. Gustavo

Meninas

1. Júlia (ou Giulia)

2. Sofia (ou Sophia)

3. Maria Eduarda

4. Giovanna (ou Giovana)

5. Isabela (ou Isabella)

6. Beatriz

7. Manuela (ou Manoela ou Manuella)

8. Yasmin (ou Iasmin)

9. Maria Clara

10. Ana Clara

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições