Pais são responsáveis pela autoestima da criança

Pais são responsáveis pela autoestima da criança

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 4:11

Negra, pobre, baixa, cabelo encaracolado; ou branca, rica e de cabelo liso. Quando a criança se sente diferente e menosprezada por suas características, sua autoestima pode ser afetada, e os pais são responsáveis por isso.

Para a psicóloga Rosemeire Paschoal, é dever dos pais manterem a autoestima da criança elevada. “É importante mostrar que ela é igual à outra criança, independentemente do seu corpo e da sua classe social. E que não pode se deixar influenciar com o que a sociedade dita como certo”.

A importância dos pais para que a criança não tenha baixa autoestima vai muito além de explicar e conversar, já que eles criam uma expectativa desde o nascimento do filho quanto ao que ele pode ser ou fazer. “Os pais devem segurar suas vontades e respeitar o jeito da criança e o que ela pode ser. Assim, ela terá também facilidade de se aceitar”, explica Rosemeire.

Ação conjunta É na escola que a autoestima passa por provas diariamente. Os pais e professores possuem papéis diferentes, mas que se completam e ajudam os pequenos a serem superiores a qualquer afronta. “Em casa, os pais precisam ensinar que ela é sim diferente do seu colega, mas que suas características não a fazem pior que a outra criança. Já o professor teria que ter a responsabilidade de conduzir, de conversar com as crianças, mostrando as diferenças de cada uma delas, mas que todas possuem o mesmo potencial”.

Porém, o mais relevante e que se deve levar em consideração em relação à autoestima da criança é a atuação dos pais em casa. “Eles possuem o papel mais importante. Às vezes ela acaba por não querer se relacionar com determinadas crianças, porque vê os pais agirem desta forma também, mas não sabem o porquê, só repetem o comportamento”, finaliza a psicóloga.      

veja também