Pedalar: programa para pais e filhos nos finais de semana

Pedalar: programa para pais e filhos nos finais de semana

Atualizado: Terça-feira, 2 Março de 2010 as 12

Quem nunca pediu uma bicicleta ao Papai Noel? As crianças esperam ansiosamente pelo dia em que irão ganhar a sua. E não há dúvida também de que andar de bicicleta é a atividade ao ar livre mais escolhida para os fins de semana. Esse exercício, além de diversão, traz benefícios para a criança. “Andar de bicicleta estimula a coordenação motora, principalmente nos menores de 7 anos. É um bom treino, desde que a criança não tenha algum problema no joelho”, diz Túlio Diniz Fernandes, ortopedista da Faculdade de Medicina da USP.

Por ser uma atividade aeróbica, melhora a condição pulmonar e muscular e contribui ainda para a manutenção do peso, no momento em que a obesidade das crianças, por conta da má alimentação e falta de exercícios físicos, assusta o mundo com tantas doenças que as atingem precocemente.

Porém, para que esse dia de lazer seja prazeroso para pais e filhos, é preciso alguns cuidados. Veja algumas dicas do especialista:

Leve a criança para andar de bicicleta num ambiente seguro, longe dos automóveis. Parques são ótimas opções; Use capacete e verifique se está bem firme na cabeça da criança; Evite ladeiras excessivas, para não forçar o joelho; Nunca deixe seu filho andar de bicicleta descalço, porque pode machucar o pé; Mantenha a criança hidratada; Boné, camiseta e protetor solar também devem fazer parte do kit. Postado por: Felipe Pinheiro

veja também