Por que não o ele(a)?

Por que não o ele(a)?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4.23.)

Deus pede que guardemos o nosso coração porque dele vem o nosso sentimento, e o coração pode facilmente nos enganar. Quem entra em jugo desigual está desonrando a Deus e os planos que ele já tinha preparado para você. O único jugo que a Palavra de Deus nos orienta a carregar é o de Jesus, pois seu jugo é suave e seu fardo é leve (Mt 11.29-30).

"Mas ele é tão lindo. Na minha igreja só tem rapazes feios". Normalmente é uma das queixas entre os jovens, então, para não ficarem sozinhos, acabam se envolvendo com aquele(a) rapaz (moça) bonitos, não importando se eles professam a mesma fé. A aparência é o que atrai. Para os meninos é a "princesa mais bonita do mundo". Para as meninas é o "príncipe em cima do cavalo branco". Esquecem que o príncipe pode virar sapo ou o pior, pode ir embora deixando o cavalo branco pra ela.

Assim está escrito em Provérbios 19.2: "Como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés." Isso quer dizer, que quando não temos conhecimento, pecamos porque nos precipitamos; nos apressamos na nossa ignorância. Em Oséias 4.14 também está escrito: "Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado." A palavra transtornado quer dizer: daquilo cuja ordem ou colocação foi alterada ou perturbada. 2. Desorganizado, malogrado. 3. Deformado, desfigurado. 4. Que não está em seu juízo normal; demente, perturbado. Com tantos alertas que a Palavra de Deus nos dá e com tantas definições acerca do "transtorno" para aquele que age sem conhecimento, Deus deveria estar falando sério para vigiarmos em todas as áreas da nossa vida, inclusive, nos nossos relacionamentos e na escolha do nosso futuro cônjuge.

Uma vez, antes de me casar, tive uma experiência com o Senhor nessa área. No trabalho eu tinha conhecido um rapaz não cristão, mas que "acreditava em Deus". Ele era boa gente, dava bom exemplo, era trabalhador e tinha um papo legal. Na minha igreja local eu não encontrava um "bom partido", ou melhor, não encontrava partido nenhum. Para mim, minhas chances de me relacionar com alguém da igreja eram zero. Meus pais não eram cristãos e na igreja eu ministrava o louvor. Sentia-me pressionada a  encontrar alguém, então resolvi tentar a sorte no "mundo".

Saímos uma vez e minha conversa gerava em torno da Palavra de Deus (não temos noção de como nosso falar pode ser benéfico. A Palavra de Deus diz que a boca fala do que está cheio o coração). Perguntava sobre o que ele pensava a respeito de Deus, da igreja, se estaria disposto a frequentar minha igreja local. Eu só recebia respostas evasivas; nada que me convencesse de que aquele relacionamento valeria a pena.

Marcamos um outro encontro, dessa vez seria no domingo à tarde. Eu tinha em meu coração chamá-lo para ir a igreja. Naquele domingo de sol, antes de sair, orei ao Senhor pedindo uma direção e abri a Palavra. Li, exatamente, a passagem: "Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar" (Dt 30.15-20)

Paulo também diz que todas as coisas são lícitas, mas nem tudo convém. Pela aparência eu não via problema nenhum, mas nós, observamos o presente e nem sempre nos preocupamos com o futuro. Fico pensando no livramento que o Senhor me deu para que hoje eu pudesse desfrutar de um casamento abençoado.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições