Programa do Discovery Kids quer ensinar inglês para as crianças

Programa do Discovery Kids quer ensinar inglês para as crianças

Atualizado: Terça-feira, 27 Julho de 2010 as 9:03

Nesta segunda-feira, um novo grupo de simpáticos bichos chega às telas do Discovery Kids. A turma é formada pelo cachorro Dog, a ovelha Sheep, o sapo Frog, o porco Pig, a formiga Ant e o urso Bear. Achou curioso? Pois o programa, chamado de WordWorld , tem o objetivo de inserir as crianças brasileiras no universo da língua inglesa. Ao nomear os personagens com o seu significado em inglês, a animação vai fazer com que os pequenos se familiarizem com um segundo idioma.

Em cada episódio, os personagens enfrentarão desafios e dúvidas e, para resolvê-los, utilizarão as palavras: as letras vão se juntar e ganhar vida para se transformarem nos objetos que representam, trazendo a solução para os problemas da turma de bichos. Além das aventuras na televisão, as crianças também poderão brincar com sopas de letrinhas e outros jogos no site do canal. “O objetivo é introduzir vocabulário em inglês, aos poucos, por meio do oral, do auditivo e do visual. Ela ouve a palavra ‘dog’ , vê o ‘dog’ e o identifica como um cachorro. Tudo isso, claro, no contexto de uma história”, explica Mônica Fuhrken, pedagoga que assessorou o projeto na dublagem para o português. Ou seja, é uma exposição ao idioma, e não apenas uma repetição de palavras. “Não basta fazer com que a criança decore números ou repita o alfabeto em inglês, por exemplo. O ideal é que exista uma mensagem a ser transmitida”, afirmam Vanessa e Fátima Tenório, diretores do Systemic Bilingual, sistema de ensino de inglês adaptado à realidade brasileira.

Outra atração de TV que também tem esse objetivo, e que até pouco tempo estava na grade da TV Cultura é o Sesame English , um programa com os personagens da Vila Sésamo em diferentes situações com falas em inglês. Em cada episódios as crianças aprendem frases do dia a dia, como “what time is it?” (“que horas são?”), “put on your coat” (“coloque seu casaco”), entre outras. Ou seja, o programa também insere as crianças no universo de um segundo idioma da maneira com que ele é falado – e não pela mera repetição.

E você, como ajudar em casa? O primeiro passo é não forçar a criança a assistir determinado programa ou ouvir determinada canção. “Ela precisa ter uma referência de que aprender uma nova língua é prazeroso”, afirma Vanessa. Além disso, você não precisa falar em inglês se esse não é o seu idioma materno. A educadora explica que, para incentivar seu filho, o indicado é estimular o contato dele com a língua por meio de filmes, desenhos animados e canções.

veja também