Saiba mais sobre os chás Verde e Branco

Saiba mais sobre os chás Verde e Branco

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Há séculos o Chá Verde, ou Banchá, chinês é considerado uma bebida saudável sendo apontado como a bebida não alcoólica mais consumida no mundo, depois da água. Outro tipo de chá de origem oriental, cujo consumo é considerado bom para a saúde, é o Chá Branco. Ambos estão classificados entre os chamados alimentos funcionais que podem trazer benefícios fisiológicos e específicos, desde que consumidos regularmente e na quantidade correta.

No Brasil, a procura pelo Chá Verde e pelo Chá Branco cresceu à medida que a fama de seus benefícios foi se espalhando. O importante é sabermos que estudos recentes realmente apontaram que eles possuem propriedades saudáveis, porém, devemos encará-las sem exageros.

Afinal, quais seriam as diferenças entre o Chá Verde e o Chá Branco? O Chá Branco, não tanto conhecido no Brasil, é a versão menos processada e por isso mais concentrada em relação aos benefícios do Chá Verde. Ambos são produzidos a partir da Camellia sinensis, porém, o Chá Branco é colhido antes das flores se abrirem, ainda quando os brotos estão cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma tonalidade clara que mistura o verde ao cinza. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem, sem passar pela fermentação, processo contrário ao que acontece com o Chá Verde.

A infusão do Chá Branco possui uma tonalidade amarelo-avermelhada, com sabor adocidado, porém, sem o gosto característico de capim, sentido no Chá Verde. Os principais produtores de Chá Verde e Chá Branco são a China, o Japão e a Índia, onde a colheita é feita em apenas dois dias do ano, transformando-os em produtos raros e caros.

Composição: contém manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2, rico em substâncias antioxidantes (polifenóis) e catequinas.

Proteção celular: entre os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis e catequinas. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Metabolismo: acelera o metabolismo, porém ainda não se comprovou o quanto esses chás atuariam na queima de calorias. Por enquanto as pesquisas apenas indicam que eles aumentam a queima de calorias em cerca de 4%. Os responsáveis, mais uma vez, são os antioxidantes presentes na Camellia sinensis e também na cafeína, entre outros compostos.

Coração protegido: o Chá Verde e o Chá branco podem atuar na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim que bloqueia as artérias), prevenindo contra problemas cardiovasculares (ex: aterosclerose e infarto).

Contra o câncer: estudos feitos com ratos pelo Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina (Califórnia/EUA) comprovaram a eficiência do Chá Branco em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer. Outro estudo realizado por Karori et al (2007) confirmou que o Chá Branco apresenta concentrações mais altas de polifenóis e cafeína do que o Chá Verde.

Outras pesquisas realizadas pelo College of Health and Human Sciences (2003) constataram que o Chá Branco contém níveis mais altos de catequinas. No Hospital Universitário de Cleveland pesquisadores descobriram que o Chá Branco pode ser preventivo contra o câncer da pele protegendo as células da epiderme dos efeitos maléficos da luz do sol. Essa capacidade se deve à existência das substâncias bioflavonóides e catequinas. Ainda, estudos indicam também que as substâncias presentes nesses chás, possuem propriedades que podem evitar o sangramento de tumores de pele, impedem o aparecimento de lesões cancerosas no estômago, ajudam no tratamento do câncer de intestino e inibem a proliferação das células cancerígenas do pulmão.

Dica importante: consumir pelo menos uma ou duas xícaras de Chá Verde ou de Chá Branco, ao dia, quente ou frio, de preferência sem açúcar.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições