Sete atitudes espertas para adotar na hora da crise

Sete atitudes espertas para adotar na hora da crise

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 8:33

O que fazer quando o vento muda de direção e começa a soprar contra? O economista Marcos Silvestre  ensina a se proteger em tempos difíceis. Confira:

1. Fugir de financiamentos

Comprar, só à vista. Não é porque o valor da prestação cabe no seu orçamento hoje que você deve entrar num daqueles parcelamentos intermináveis. Ninguém tem a garantia de poder continuar pagando uma prestação daqui a seis, doze meses.

2. Viver mais feliz com menos

Se não dá mais para ir ao cinema todo fim de semana, com direito a uma esticada, faça isso a cada quinze dias. Para os sábados que você ficar em casa, está valendo uma boa fita de vídeo, uma jarra de chá gelado e muita pipoca.

3. Redescobrir os prazeres simples (e baratos) da vida

A grana não dá para um fim de semana na praia? Vá ao parque, à casa dos amigos, ande de bicicleta, leia.

4. Mostrar a grande profissional que você é

Durante a crise, você não pode deixar a fonte secar: agarre-se ao seu emprego com unhas e dentes. Se andava desligada, desmotivada, com a cabeça nas nuvens, mude. Mostre serviço, proponha algo novo, concentre-se e procure se superar. Tire do armário a grande profissional que há dentro de você.

5. Fazer uma reciclagem e garantir a sua empregabilidade

Em tempos bicudos, sobrevivem os mais adaptados, já dizia o naturalista inglês Charles Darwin. Portanto, aproveite para investir em um bom curso de especialização na sua área ou mesmo em um curso intensivo de línguas. Você já sabe tudo sobre microcomputadores? Não? Chegou a hora. E não deixe de pedir auxílio à sua empresa para pagar uma parte das aulas. Você pode até ser reembolsada por todas elas.

6. Transformar seu tempo em dinheiro

Todo mundo tem mais de um talento, e esse também é o seu caso. Você já encontrou uma atividade para as horas livres que renda um dinheirinho extra todo mês? Parabéns! Senão, escreva uma lista completa com tudo o que gosta de fazer e tudo o que sabe fazer bem. Escolha pelo menos um item que possa gerar uma renda adicional. E mãos à obra!

7. Investir bem suas reservas

Segurança é a palavra de ordem. Se o momento é de instabilidade econômica, pergunte ao gerente do banco qual é o investimento mais conservador - não é hora de arriscar. E acione sua parabólica particular: leia os jornais todos os dias, assista a TV, navegue pela internet, mantenha contato com gente bem informada. Esteja preparada para mudar de posição.

veja também