Sono seguro

Sono seguro

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 2:55

Como os bebês passam a noite sem supervisão, é importante prestar atenção na segurança deles antes de colocá-los para dormir. O espaço, a posição e até o pijama podem influenciar. Saiba quais são as precauções que podem prevenir acidentes enquanto o seu pequeno dorme.

O lugar

O espaço mais seguro para o seu bebê dormir é em um lugar perto de você, porém separado. Um berço ou um co-sleeper no quarto dos pais são boas opções. Um co-sleeper encaixado ao lado de uma cama adulta permite acesso fácil ao bebê quando ele acordar à noite. Se você preferir um berço, certifique-se de que ele segue as instruções atuais da Consumer Product Safety Commision (Comissão do Consumidor de Segurança do Produto). Em qualquer uma das opções, o suporte deve ser firme e coberto por um único lençol, que não deve ser frouxo, para não ter risco de sufocação. Brinquedos, bichinhos de pelúcia e outros objetos também não são recomendados dentro do berço.

Posição

O jeito mais seguro para o seu bebê dormir é com a barriga para cima. Anos atrás, os pais eram ensinados a colocar os bebês de bruços, mas essa não é a melhor indicação. Em 1994, a Campanha De Volta ao Sono (Back to Sleep) começou a conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de se seguir a nova orientação, ou seja, de barriga para cima. Como resultado, houve a queda de 50% de casos de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI).

Pijama

O tamanho e o tecido do pijama do bebê são fatores importantes. O ideal seria que os pequenos usassem pijamas perfeitamente ajustados ou feitos de materiais resistentes a fogo. Peças justas previnem a acumulação de ar entre o pijama e a roupa, reduzindo o risco da pele do seu bebê entrar em contato direto com o fogo, em caso de incêndio.

Berço e outros cuidados

Pais podem tomar precauções para impedir acidentes com o berço. Além de colocar os bebês com a barriga para cima, outra precaução importante é evitar o superaquecimento. Para isso, vista o seu bebê com pijamas leves e mantenha a temperatura no máximo a 21ºC. Dê a chupeta quando colocá-lo para dormir e faça de sua casa um lugar livre de fumo.

Para evitar estrangulação, não amarre nada ao berço. Se você está usando um móbile, tire-o. Também é bom averiguar se os fios e cabos de cortinas estão fora do alcance do pequeno. Ao escolher um berço, certifique-se que não existem peças na cabeceira que podem levar a acidentes. Também é bom ter certeza de que as barras do berço não sejam muito separadas, para que o bebê não fique preso entre elas. Por fim, em vez de lençóis frouxos que oferecem risco de sufocação, opte por um pequeno saco de dormir para deixar o seu bebê coberto em segurança.

Enganos

Alguns pais se sentem receosos em colocar o filho para dormir de barriga para cima por medo que eles engasguem. Bebês saudáveis tossem e engolem fluidos automaticamente, e essa posição não aumenta os riscos de engasgamento. Outro engano comum é a crença de que os bebês precisam estar bem agasalhados na hora de dormir. Colocar muitas peças em seu filho ou escolher roupas muito pesadas poder gerar superaquecimento. Devido à preocupação com a Síndrome de Morte Súbita Infantil, muitos mais se sentem mais seguros comprando produtos que alegam evitar os riscos de acidentes. Infelizmente, ao contrário do que a publicidade diz, a maioria deles não foram testados em relação à segurança ou eficácia.

veja também