TPM sob controle - o novo livro do Dr. José Bento

TPM sob controle - o novo livro do Dr. José Bento

Atualizado: Quinta-feira, 7 Maio de 2009 as 12

A Editora Alaúde, com apoio da Bayer Schering Pharma, lança o livro "TPM sob controle", do ginecologista José Bento. A obra aborda a TPM de forma ampla, trazendo informações sobre as mais recentes descobertas sobre o tema, além de dicas para a mulher enfrentar o período pré-menstrual e sugestões para que os homens aprendam a lidar com as mulheres nessa fase. "TPM sob controle" é a mais completa publicação sobre o assunto no Brasil.

"A mulher não precisa conviver com a TPM e o autoconhecimento é fundamental para aprender a lidar melhor com o desconforto causado pelo período", explica José Bento. Por isso, o livro traz o Diário dos Sintomas, um guia prático onde a paciente pode fazer uma avaliação dos seus sintomas. "O preenchimento do diário é importante para o diagnóstico, pois seus relatos são fundamentais para a determinação do melhor do tratamento", explica.

Oito em cada dez mulheres em idade reprodutiva sofrem com a TPM – Tensão Pré-Menstrual. O assunto é tão sério que pesquisadores, médicos psicólogos e cientistas estão cada vez mais empenhados em encontrar soluções e alternativas para que as mulheres vivenciem suas alterações hormonais sem se sentirem desequilibradas e angustiadas.

Dicas do Dr. José Bento para o alívio dos sintomas

Não existe um tratamento único que sirva a todas as mulheres com TPM. O processo que determina o que cada mulher vai fazer pode ser entendido como um passo a passo, que inclui desde a conscientização de quais são os sintomas até uma avaliação clínica. De maneira geral, as opções de tratamento incluem:

Mudanças de hábitos e comportamentos: Fatores externos como o estresse, o sedentarismo e a má alimentação agravam muito os sintomas. Atitudes simples como a mudança de hábitos alimentares e a pratica de atividade física podem ajudar a aliviar os sintomas, dependendo do seu grau de intensidade

  Tratamentos alternativos: Com sua técnica milenar a acupuntura traz um alivio gradativo dos sintomas. Outra opção é a pratica de YOGA que proporciona a mulher autoconhecimento, equilíbrio entre o corpo e a mente, saúde física e espiritual. Estudos mostram que a pratica regular de yoga ajuda a reduzir a intensidade e freqüência dos sintomas físicos e psicológico do período

  Medicamentos: A ciência evoluiu muito nos últimos anos e o mercado oferece uma série de opções de medicamentos que proporcionam uma melhor qualidade de vida para mulher. Porém não existe um medicamento único que resolva todos os sintomas, mas alguns estão sendo muito eficazes no alívio dos sintomas tanto físicos como emocionais. Um exemplo é a pílula anticoncepcional com etinilestradiol e drospirenona (princípio ativo da Bayer Schering Pharma), trata-se da única combinação aprovada para o tratamento do problema. A composição de baixa dose deve ser tomada durante 24 dias, com intervalo de quatro. Sua eficácia tem sido amplamente estudada mostrando redução da depressão, melhoria na produtividade, nas atividades sociais e nos relacionamentos. Sobre o autor

Dr. José Bento de Souza é ginecologista e obstetra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes e pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha há mais de 25 anos nos hospitais Albert Einstein e São Luís, em São Paulo, está ligado às maternidades dos hospitais Santa Joana e Santa Catarina, além de atender semanalmente dezenas de pacientes em sua clínica na capital paulista. Atua como palestrante e médico visitante em diversas maternidades da França, Inglaterra e Estados Unidos, e participa constantemente de congressos e seminários dentro e fora do país. Comprometido e consciente de seu papel social no país, Dr. José Bento é presença constante em programas de televisão e rádio, e em matérias de jornais, revistas e sites da internet, respondendo a dúvidas e esclarecendo a população sobre saúde, principalmente da mulher. É autor do guia Mulher & Saúde, e dos livros Mulher e Contracepção (2004) e Sexualidade (2007), todos pela Editora Alaúde.

veja também