Volta às aulas: atenção com o peso da mochila do seu filho

Volta às aulas: atenção com o peso da mochila do seu filho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 65% a 90% da população poderá sofrer de lombalgia durante sua vida. A lombalgia é uma manifestação de dores na região lombar, decorrente a uma série de problemas, sendo que um deles é a má postura ou os maus hábitos.

Uma das formas de precaução para que o problema não se agrave, é a educação nas escolas. Principalmente no início do ano, com a volta as aulas onde as crianças acabam levando uma quantidade de peso nas mochilas acima do que seria aconselhável, é necessário alertar os pais sobre este e outros problemas. Veja abaixo as dúvidas mais frequentes, solucionadas por Dr. Gil Lúcio Almeida, fisioterapeuta, presidente do Crefito-SP (Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do estado de São Paulo).

Qual é o peso ideal da mochila escolar?

R. A mochila não deve exceder o peso máximo recomendado que é até 10 % do peso corpóreo do estudante.

Ex. Criança que pesa 50kg, a mochila não deve ultrapassar 5kg.

Qual mochila é menos prejudicial à coluna?

R. As mochilas mais recomendadas são aquelas com duas alças,  largas e reforçadas, que proporcionam melhor sustentabilidade e distribuem melhor o peso.

As tiras devem ser ajustadas de forma que a mochila fique o mais próximo do corpo.

A largura não deve ser superior que as costas das crianças e não deve ultrapassar a cintura.

A mochila que possui uma quantidade maior de bolsos e divisórias, possibilita a distribuição de peso de forma uniforme. Porém cuidado para não atrair objetos excessivos.

Mochilas de rodinha são recomendáveis? Até que idade é bom mandar o material nesse tipo de mochila?

R. São sim. Desde que sejam adaptadas corretamente a altura do puxador para que a criança não fique com a coluna curvada, pois podem acarretar problemas  iguais ou piores do que as mochilas convencionais. A idade é relativa com a disponibilidade criança, que muitas vezes acham vergonhoso usar após  certa idade. Mas não há uma idade limite para usá-las, desde que corretamente.

Recomendação aos pais ou cuidadores.

* Checar todos os dias se os materiais que a criança leva, são realmente essenciais para as aulas. Eliminando os excessos.

Os principais problemas ocasionados pelo transporte inadequado e excesso de peso são:

As crianças e adolescentes por estar em fase de crescimento e desenvolvimento ósseo, possuem uma maior mobilidade quando expostas a vícios posturais inadequados, como:  excesso de peso transportado de forma inadequada; sofrerão a  influencia  direta desta alterações posturais  no crescimento ósseo do indivíduo e no desenvolvimento de patologias causadas por estes distúrbios posturais adquiridos principalmente no período escolar.

Observe  sempre a postura do seu filho, se a criança alterar a postura normal "ereta" para transportar a mochila é sinônimo que ela está muito pesada.

Hábitos posturais inadequados, tendem ao desenvolvimento de patologias associadas como:

Escolioses postural (coluna em formato de S), detectada geralmente quando a aluno transporta a mochila em apenas um ombro.

Hipercifoses (ombros curvados a frente)

Hiperlordorses, Hérnias de disco, Tendinites, dores no pescoço e nos ombros, entre outras.

É fundamental que os pais fiquem atentos às alterações posturais de seus filhos, crianças que reclamam constantemente de dores de cabeça, nos ombros e nas costas, devem ser submertidas à uma rigorosa avaliação postural.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições