Vontade ou habilidade: o segredo para modificar o seu estilo de vida

Vontade ou habilidade: o segredo para modificar o seu estilo de vida

Atualizado: Quarta-feira, 15 Junho de 2011 as 10:24

Um estudo feito pela instituição em 2010 mostrou que aproximadamente 1 em cada 5 adultos (16% dos entrevistados) afirmou ter instaurado mudanças significativas de vida envolvendo melhoras na saúde, como perder peso (20% dessa parcela), se engajar em uma rotina de exercícios (15%), comer de forma mais saudável (10%) e controlar e reduzir os estressores diários (7%).

Desde o início de 2011, outra pesquisa observou que 9 em cada 10 adultos (88%) disseram ter tentado instaurar esse tipo de mudança nos seus estilos de vida. Mas apesar desses esforços, aproximadamente 78% dessas pessoas que resolveram começar o ano com um plano saudável indicaram que observam diversos obstáculos para seus objetivos, como falta de força de vontade (33%), ter dificuldades de fazer mudanças no estilo de vida sem ter um parceiro de atividades (24%) e estar muito estressado com os afazeres diários (20%).

“Mudar o seu estilo de vida e os comportamentos rotineiros pouco saudáveis não é algo que acontece da noite para o dia. Força de vontade é uma habilidade aprendida, não um traço de personalidade. Todos nós temos capacidade de desenvolver a força de vontade necessária para fazer essas mudanças”, diz Katherine Nordal, diretora executiva para práticas profissionais da APA. “É importante saber desmembrar metas inatingíveis em pequenos objetivos mais fáceis de serem gerenciados.”

Diversos profissionais entrevistados pela APA também afirmam que, com o apoio adequado, qualquer pessoa pode aprender a mudar seus padrões e estilos de vida, independentemente do quanto elas acreditem que a força de vontade ou o estresse influenciam isso.

“É vontade ou habilidade?” indaga Karina Davidson, também membro da APA. “Na realidade, todas as pessoas, guiadas da forma correta, podem construir e fortalecer essa habilidade que é necessária para mudanças profundas na vida”, diz.

Os profissionais indicam que falar sobre os novos objetivos de vida e comportamentos com amigos, família ou um profissional de psicologia pode ajudar a lidar melhor com os sentimentos envolvidos nessas mudanças, aprender e melhorar as habilidades envolvidas no processo e mudar os comportamentos de forma positiva. Com a ajuda certa, qualquer indivíduo pode desenvolver a força de vontade necessária e ficar no caminho certo para alcançar objetivos que envolvam melhorar a própria saúde.

Créditos: este material aparece originalmente em inglês como   The key to making lasting lifestyle and behavioral changes: Is it will or skill? . Copyright © 2010 da American Psychological Association (APA). Traduzido e reproduzido com permissão. A APA não é responsável pela exatidão desta tradução. Esta tradução não pode ser reproduzida ou, ainda, distribuída sem permissão prévia por escrito da APA.    

veja também