MENU

Israel

Cinzas de cerca de 8 mil vítimas dos nazistas são encontradas em vala comum na Polônia

Acredita-se que as vítimas foram mortas em 1939, e que a maioria pertencia à elite política polonesa.

Fonte: Guiame, com informações de The Jerusalem PostAtualizado: sexta-feira, 15 de julho de 2022 às 15:35
Acredita-se que as vítimas foram mortas em 1939, durante a ocupação alemã na Polônia. (Foto: Flickr/United States Holocaust Memorial Museum).
Acredita-se que as vítimas foram mortas em 1939, durante a ocupação alemã na Polônia. (Foto: Flickr/United States Holocaust Memorial Museum).

As cinzas de cerca de 8 mil vítimas dos nazistas foram encontradas em uma vala comum na Polônia, segundo um anúncio do Instituto Polonês de Memória Nacional (IPN), dado na quarta-feira (13).

De acordo com o investigador-chefe do IPN, Tomasz Jankowski, acredita-se que as vítimas foram mortas em 1939, durante o regime nazista, e que a maioria pertencia à elite política polonesa.

A estimativa do número de vítimas foi feita a partir do peso dos restos mortais achados, que totalizou mais de 17 toneladas.

Em uma tentativa de esconder seus crimes, na primavera de 1944, os nazistas ordenaram aos prisioneiros judeus do campo de concentração de Soldau que desenterrassem e queimassem os corpos das vítimas que haviam exterminado.

No campo de Soldau foram presos judeus e poloneses não judeus. “É a evidência de quão completamente os alemães tentaram obliterar os vestígios de genocídio que cometeram na Europa Oriental”, afirmou o Instituto Polonês em comunicado.

Durante a ocupação alemã da Polônia, o campo de Soldau foi planejado para eliminar judeus, oponentes políticos e membros da intelectualidade polonesa. 

Especialistas acreditam que cerca de 30 mil pessoas foram assassinadas em Soldau. Agora, uma busca está sendo feita para verificar se existem mais valas comuns na região.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições