“Hoje declaramos ao mundo que a Flórida está unida a Israel”. Com essa frase, o diretor financeiro da Flórida, Jimmy Patronis declarou que o estado americano reconhece Jerusalém como a "capital eterna e indivisível" de Israel.
Com isso, a Flórida fez um movimento que a deixou um passo à frente da posição do governo Trump sobre Israel, quanto ao reconhecimento de Jerusalém como capital unida e exclusiva dos judeus.
Apesar de o governo americano ter transferido sua embaixada para Jerusalém, não deixou claro se a capital é exclusiva dos judeus.
A declaração de Jimmy Patronis foi feita nesta terça-feira (29). Foi ele quem representou o governador da Flórida Ron DeSantis que apoiou a decisão de Trump de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.
“Nós deixamos claro que estamos com nosso aliado mais próximo no Oriente Médio”, disse Patronis, disse durante a reunião onde a declaração foi tornada pública.
“Como um estado, devemos continuar a demonstrar nosso amplo e profundo apoio ao nosso aliado e parceiro econômico, implementando políticas pró-Israel”, disse Patronis, afirmando que “Hoje declaramos ao mundo que a Flórida está unida a Israel”.
O voto da Flórida contrasta com a opinião das Nações Unidas e da comunidade internacional em geral, que ainda não reconheceu a soberania israelense sobre Jerusalém e acredita que Jerusalém Oriental deveria ser a capital de um futuro Estado palestino.
Pró-Israel
O vice-cônsul geral de Israel na Flórida, Guy Gilady, disse aos políticos da Flórida que o estado é o mais pró-Israel dos EUA: “O estado da Flórida tem sido um forte defensor da nação judaica. Vemos um sentido muito mais profundo de amizade verdadeira que define a atual relação Flórida-Israel”, explicou.
O vice-cônsul também elogiou o governador Ron DeSantis. “Sob sua liderança, vemos um profundo entendimento sobre os valores que nossas nações compartilham, os valores da esperança, democracia e liberdade e livre iniciativa", disse Gilady.
Israel e Flórida têm uma forte parceria econômica. Segundo a Biblioteca Virtual Judaica (JVL), a Flórida é o 13º maior parceiro comercial de Israel e um dos 33 estados dos EUA com acordos econômicos cooperativos com Israel. Desde 1996, a Flórida já exportou mais de US $ 3,8 bilhões em bens para Israel e esse número está crescendo.
Há 621.460 judeus que vivem na Flórida, representando 3,2% da população do estado em 2017, segundo a JVL.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições