O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o Irã acumulou material físsil suficiente para 5 bombas nucleares. Na quinta-feira (4), ele alertou a República Islâmica contra o enriquecimento adicional de urânio para armas atômicas.
“Não se engane, o Irã não ficará satisfeito com uma única bomba nuclear. Até agora, o Irã ganhou material enriquecido a 20% e 60% para cinco bombas nucleares”, disse Gallant a seu colega grego Nikolaos Panagiotopoulos durante uma visita a Atenas.
“O progresso iraniano e o enriquecimento de 90% seriam um grave erro da parte do Irã e poderiam incendiar a região”, acrescentou.
Alertas do Ocidente
As potências ocidentais alertam que não pode haver uso civil para o urânio enriquecido a tais níveis.
As negociações para restabelecer o acordo nuclear entre o Irã e as potências mundiais foram reiniciadas em abril de 2021, mas estão paralisadas desde o ano passado, à medida que o Irã avança com suas ambições nucleares.
Altos funcionários dos EUA, recentemente, estimaram que o Irã poderia produzir material físsil suficiente para uma arma nuclear em duas semanas, se desejar, mas precisaria de meses adicionais para preparar uma bomba para uso.
‘O Irã é 50 Coreias do Norte’
Gallant prometeu que Israel não permitirá que o Irã continue seus esforços para estabelecer uma base militar na Síria, onde a Força Aérea de Israel realizou uma série de ataques nos últimos meses, incluindo um ataque na segunda-feira (8) no aeroporto de Aleppo.
“Nos últimos seis meses, o Irã enviou aeronaves para a Síria semanalmente, entregando armas para serem usadas no terrorismo”, disse ele.
“O regime sírio deve estar ciente de que o IDF responderá com força a qualquer ataque lançado de seu território. Não permitiremos que o Irã estabeleça poder militar na Síria ou construa uma 'rodovia' para a entrega de armas avançadas ao Líbano”.
“O Irã é 50 Coreias do Norte; não é apenas um valentão da vizinhança como a dinastia que governa a Coreia do Norte. Ter o Irã sendo capaz de ameaçar todas as cidades dos Estados Unidos com chantagem nuclear é uma mudança na história”, acrescentou Benjamin Netanyahu.
‘Irã apoia o grupo terrorista Hezbollah’
O alerta veio quando o presidente iraniano Ebrahim Raisi fez uma visita de dois dias à Síria, onde se reuniu com líderes de facções terroristas palestinas e prometeu apoio contínuo contra Israel.
Além disso, ele pediu “a derrota do regime sionista”. O Irã também apoia a organização terrorista Hezbollah no Líbano, que também está comprometida com a destruição de Israel, assim como outras milícias armadas em toda a região.
“O Irã lançou uma campanha global de terror, sob o comando direto de seu líder”, disse Gallant, apontando supostos esforços na Alemanha, Chipre, Reino Unido e outros lugares para atingir os israelenses.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições