Autoridades polonesas encontraram objetos valiosos e cogitam que o tesouro foi enterrado por judeus, no período da Segunda Guerra Mundial. A descoberta aconteceu na cidade de Lodz, centro da Polônia.
Cerca de 400 itens, incluindo menorás folheadas a prata usadas no Chanucá (festival das Luzes comemorado pelos judeus), talheres e itens de uso diário da época, foram descobertos no quintal de uma casa em reforma.
“Os moradores que enterraram esses itens provavelmente o fizeram pensando que um dia voltariam para buscá-los, que seriam capazes de recuperá-los. Provavelmente, essas pessoas perderam suas vidas no Holocausto”, alegou Adam Pustelnik, vice-prefeito de Lodz.
As peças foram embaladas com jornais e serão transferidas para o Museu de Arqueologia da cidade, em caixas de madeira.
“Essas histórias são verdadeiramente raras e preciosas e também são uma grande lição para todos nós”, concluiu Pustelnik.
Contexto histórico
Segundo o site de notícias AP News, a cidade de Lodz foi ocupada por alemães nazistas e constituíram o bairro judeu, de fevereiro de 1940 a agosto de 1944.
Abrigaram cerca de 200.000 judeus vindos de toda a Europa. A maioria dos imigrantes morreu na cidade de Lodz e outros nos campos de concentração.
Małgorzata Loeffler, funcionária da Administração Municipal de Investimentos, afirmou: “Os itens e sua história despertam emoção e profunda reflexão sobre o fato de que não estamos sozinhos, deixamos algo para trás”.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições