O Paraguai vai reabrir sua embaixada em Jerusalém na próxima semana, informou o presidente da Assembleia Legislativa de Israel, Amir Ohana, na última terça-feira (3).
"Cerca de três meses atrás, tive a honra de inaugurar a embaixada israelense no Paraguai. Na próxima semana, fecharemos um círculo. O presidente do Paraguai inaugurará a embaixada em Jerusalém", disse Ohana, conforme a mídia hebraica.
E destacou: “Em minha recente visita ao Paraguai, sentimos a atitude acolhedora e simpática do presidente em relação ao Estado de Israel e o apoio à sua luta existencial".
A mudança da embaixada, que havia sido planejada para acontecer antes do início da guerra contra o Hamas, será realizada no dia 12 de dezembro, no parque industrial Har Hotzvim, no noroeste de Jerusalém.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, participará da cerimônia de reabertura, junto com o presidente da Câmara dos Deputados do Paraguai, Raúl Luís Latorre Martinez, e outros altos funcionários.
Um dia antes, Penã também discursará na Assembleia Legislativa de Israel. O evento contará com a presença do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, do presidente Isaac Herzog e do líder da oposição Yair Lapid.
A reabertura da embaixada paraguaia é uma ação positiva para Israel, em um momento em que a nação enfrenta críticas devido ao conflito desencadeado pelo ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro de 2023.
O Paraguai mudou sua embaixada para Jerusalém pela primeira vez em 2018, seguindo o exemplo do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Entretanto, meses depois, a missão retornou a Tel Aviv, provocando uma crise diplomática.
Apoio e cooperação
Durante sua campanha eleitoral, Santiago Peña prometeu o retorno da embaixada para Jerusalém.
"O Estado de Israel reconhece Jerusalém como sua capital. A sede do parlamento é em Jerusalém, o presidente está em Jerusalém. Então, quem somos nós para questionar onde eles estabelecem seu próprio capital?", declarou ele, na época.
No dia 18 de setembro, Amir Ohana inaugurou a embaixada reaberta de Israel em Assunção. Na ocasião, as Assembleias dos dois países assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação.
O Paraguai construiu uma longa história de amizade com Israel, desde seu voto pelo estabelecimento do Estado judeu nas Nações Unidas.
Hoje, cinco países têm suas embaixadas em Jerusalém: Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Kosovo e Papua Nova Guiné. O Paraguai será a sexta nação da lista.
O restante dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv ou nos subúrbios da área de Tel Aviv, por causa das sensibilidades políticas sobre a cidade que é sagrada para várias religiões.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições