Editora Êxodo lança a 'Bíblia Crianças Diante do Trono'

Editora Êxodo lança a 'Bíblia Crianças Diante do Trono'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

A primeira tiragem de dez mil exemplares impressos esgotou-se em menos de duas semanas de seu lançamento. De fato, a julgar pelo que se vê e lê, a Bíblia Crianças Diante do Trono é diferente de tudo que já se viu, não em detrimento claro de tudo que já foi lançado no mercado até agora em termos de Bíblia infantil. E o diferencial está justo na sua proposta textual e visual. Ricamente ilustrada, a Bíblia Crianças Diante do Trono contém 60 histórias bíblicas capazes de encher os olhos e o coração das crianças, porque não dizer também dos adultos, sejam eles pais, responsáveis, professores ou educadores! São histórias que vão da Criação, passando por Davi e Golias, Moisés e o Mar Vermelho, Daniel na cova dos leões, José do Egito (para citar só algumas) ? extraídas do Antigo Testamento ? até chegar em Jesus e Suas parábolas (Jesus e o Sermão do Monte, a multiplicação dos pães e peixes, o Rico e Lázaro) e a morte, ressurreição e vinda de Jesus, entre outras – histórias essas extraídas do Novo Testamento. Somado a tudo isso, para enriquecer e instruir ainda mais, há o Glossário com o significado de palavras contidas nas próprias histórias, e ainda um apêndice com o significado dos nomes bíblicos dos personagens que compõem o enredo das narrativas.

Como que fazendo parte de cada uma das histórias, como se lá estivessem ou fossem parte do contexto, cada um dos personagens da turma da Brinquedoteca dão vida ao enredo na Bíblia Crianças Diante do Trono – o inteligente Ed, a doce e meiga Bia, o sempre amigo Bolota, o descolado Vareta, o engraçado e curioso Tonico e a missionária Antuguieta. São eles próprios quem apresentam a Bíblia logo no seu início. “A Turma Crianças Diante do Trono é uma referência para as crianças. Nos livros, CDs, DVDs eles transmitem amor, respeito, carinho, gratidão a Deus, vivendo aventuras interessantes, onde as crianças aprendem e se divertem ao mesmo tempo. Com isso elas compreendem como é bom, gratificante e edificante amar e servir a Deus”, diz Raquel Almeida, responsável pela criação das histórias (divide com ela a responsabilidade Ulisses Spagiari, o Tio Uli, do programa Tio Uli e Os Bonecos, da Rede Super de Televisão, da Igreja Batista da Lagoinha). Ana Paula Valadão, líder do Ministério de Louvor Diante do Trono, comenta no prefácio da obra: “Este livro (a Bíblia) tão especial está em todas as nossas aventuras com a turminha. É sobre a Bíblia e tudo que ela nos ensina que cantamos em nossas músicas, nossos CDs e DVDs. Nossos livros e brinquedos são baseados nos princípios bíblicos. São os personagens da Bíblia que nos inspiram e queremos aprender sempre com eles!”

Em razão da simplicidade do texto (mas não menos profundo), somado já a uma versão de fácil compreensão – a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil – a Bíblia Crianças Diante do Trono é de fácil leitura e assimilação. Sua proposta não é outra senão ser um suporte para a desafiadora missão de educar as crianças “no caminho em que se deve andar”, como diria o sábio Salomão em Provérbios 22, verso 6. “A Bíblia Crianças Diante do Trono é muito mais do que um livro de histórias para entretenimento. É um livro de histórias bíblicas, ricas em informações que contribuirão para o crescimento espiritual das crianças”, diz Raquel sobre o próprio projeto. O pastor Márcio Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha (em Belo Horizonte, Minas Gerais), diz no prefácio da Bíblia Crianças Diante do Trono: “A Bíblia Crianças Diante do Trono é uma porta que se abre para que nossas crianças conheçam as verdades bíblicas na linguagem delas. O grande propósito é impulsioná-las ao conhecimento das Escrituras e, principalmente, gerar um sentimento intenso de busca pela intimidade com Jesus Cristo.”

Fidelidade ao texto original é outro atrativo e ponto forte da Bíblia Crianças Diante do Trono. “É importante escrever os textos em uma linguagem adequada à infância, mas sem perder a essência. Como sei que as crianças são inteligentes, estão abertas ao conhecimento e estão na fase de enriquecer o vocabulário, não é preciso poupá-las e sim incentivá-las a conhecer palavras novas, saber o significado de forma que facilite a interpretação do texto”, afirma Raquel.

Outro diferencial da Bíblia Crianças Diante do Trono é o seu design. “Usamos padrão internacional de qualidade em tudo, desde aos softwares aplicados, à paleta de cores, trabalho de iluminação e acabamentos (lê-se texturas e efeitos), não deixando nada a dever ao que se tem sido publicado, principalmente na mídia secular, tudo com o objetivo de estabelecermos um novo patamar de excelência na produção de livros infantis cristãos”, diz Igor Cicarini, responsável pelas cores, texturas e pelo acabamento.

Sobre as ilustrações, mais um ponto de destaque no projeto, Renato César, que as assina, bem como é o responsável pela diagramação, comenta: “Minha primeira tarefa foi decidir qual estilo utilizar. Foi um passo primordial, pois sabia que o público principal da Bíblia seria crianças de 8 a 10 anos. Optei, então, por um traço mais simples, porém, sem desprezar os pequenos detalhes de cada cena. Como um jardim florido ou detalhes das madeiras de um barco ou os adornos das roupas dos personagens. O próximo passo foi a composição da cena. Tinha o desafio de interagir os personagens com as histórias bíblicas. Nesse caso, decidi colocá-los à margem do assunto principal, como se a turma estivesse dentro da história, mas somente observando e contando o que estivessem vendo. Por isso, aproveitei muito um recurso que gosto de utilizar: os espaços periféricos da cena. Ou seja, há uma informação central onde represento o que está sendo falado no texto, mas completo com outras ideias e coisas que não encontramos no texto nas regiões periféricas da página, ou seja, ao redor do foco principal do desenho. E, por fim, um terceiro ingrediente, que é muito importante na ilustração: tons emotivos nos desenhos.”

De fato, tanto para quem vê quanto para quem lê a Bíblia Crianças Diante do Trono, a emoção é algo difícil de disfarçar e brota logo de cara (com o perdão da gíria). E bota emoção nisso. Seja por sua arte e diagramação, seja pelo seu conteúdo, e mais ainda, por aquilo a que ela se propõe, a Bíblia Crianças Diante do Trono é, de fato, diferente de tudo que já se viu. “Conhecer e amar a Deus ainda mais, através dos textos que contam histórias reais de quem Ele é, do que Ele é capaz de fazer e como Ele nos ama” é o que diz Raquel acerca do que as crianças podem esperar da Bíblia Ilustrada Crianças Diante do Trono. Ela então conclui: “Elas vão curtir.”

Para mais informações sobre a Bíblia Crianças Diante do Trono e como adquiri-la, ligue: (11)4789-5793. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições