Vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza, mas sim de coragem. A força e a fraqueza, quando se juntam, são a resposta para encontrar a verdadeira realização, garante o autor Andy Crouch, jornalista, editor e mestre em Teologia.
Em Quando sou fraco, sou forte, o autor afirma que a combinação entre força e fraqueza – que por vezes confronta o senso comum – é a chave para a realização pessoal e a comunhão com Deus.
Crouch toca em temas sensíveis da experiência humana, como a questão do sofrimento, a tendência à fuga para zonas de conforto, a injustiça e o pecado. Mas como colocar este paradoxo de unir força e fraqueza em prática? A seguir você confere quatro maneiras, presentes neste lançamento da Editora Mundo Cristão, que o ajudará a abraçar as vulnerabilidades com mais facilidade.
1. Aceite que o sofrimento é inevitável – segundo Crouch, é impossível viver uma parte considerável da vida sem sofrimento. Ele pode ser resultado da injustiça, mas alcança até as pessoas mais protegidas. Saber lidar com a dor, buscar apoio em Deus, ajudar os mais vulneráveis é o caminho a ser seguido.
2. Evite a tendência de ter “aversão à perda” – ela não é universal. Alguns aceitarão encarar muito mais riscos do que outros. Entretanto, na maioria das vezes, esta tendência é coerente e poderosa o suficiente para afetar indústrias, economias e nações inteiras. Entenda que perder faz parte do jogo. Ser vulnerável é estar exposto à possibilidade de perda.
3. Seja forte e fraco ao mesmo tempo – isso requer aceitar duas coisas que parecem antagônicas. O paradoxo do desenvolvimento pessoal é que a verdadeira evolução exige duas coisas que à primeira vista parecem não combinar. De fato, se você não tiver ambas, não se desenvolverá e não criará condições para os outros.
4. Admita as faltas e peça perdão – é algo que deveria ser tão natural como a respiração. É parte da dança constante entre a autoridade e a vulnerabilidade que conduz ao desenvolvimento pessoal. Ao confessar o fracasso, você se sente acolhido, aceito e amado como nunca antes na vida.
O livro pode ser adquirido no site da Amazon.
Sobre o autor
Andy Crouch é mestre em Teologia pela Universidade de Boston. É associado da Praxis, organização que atua como um motor criativo para o empreendedorismo redentor, e é membro dos conselhos administrativos do Seminário Teológico Fuller e do Conselho de Faculdades e Universidades Cristãs. Foi editor e produtor na Christianity Today por mais de dez anos, e já teve textos publicados em veículos como The New York Times, The Wall Street Journal e a revista Time. Vive com a família na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições