Depois de mais de uma década de trabalho missionário entre o povo Zoque, no sul do México, dois batismos marcaram um novo começo para a comunidade.
Discipuladas ao longo dos anos por missionários da IMB, duas jovens decidiram tornar pública sua fé em Cristo, trazendo esperança a uma região que há anos não via frutos visíveis do Evangelho.
Há 12 anos, Tammy Richardson, do Conselho de Missões Internacionais (IMB), e seu marido, pastor Clay, servem como missionários para levar a Palavra de Deus ao povo Zoque — uma comunidade indígena no México.
Recentemente, Tammy Richardson testemunhou dois batismos históricos na comunidade. Leana, a primeira a declarar publicamente sua fé entre o Zoque, foi seguida por Nancy, uma jovem que, anos antes, havia se aproximado da família missionária apenas para brincar com os filhos.
A partir desta conexão, os cristãos começaram a discipular as jovens e hoje ambas compartilham o Evangelho entre seu povo.
Chegada à comunidade Zoque
O casal se mudou para o México em 2013, porém, não imaginavam que levariam tanto tempo para ver a transformação do Evangelho entre o povo Zoque.
Logo após a chegada deles, uma menina de 10 anos, chamada Nancy, bateu à porta para brincar com os filhos. Com o tempo, ela passou a brincar com os filhos do casal todos os dias.
A família Richardson. (Foto: Reprodução/IMB)
Essas visitas se tornaram uma oportunidade dos missionários evangelizarem Nancy, que logo se adaptou aos costumes da família.
Na 8ª série, Nancy estava fazendo a lição de casa na cozinha dos missionários e trouxe à tona uma conversa que tivera com seus colegas da escola católica local sobre o Evangelho.
"Ela conseguiu explicar quem é Maria na Bíblia e quem é Maria na liturgia da Igreja Católica. E como não rezamos aos santos porque Cristo é o nosso mediador", disse Tammy ao IMB.
Mais tarde, no ensino médio, Nancy começou a compartilhar o Evangelho com sua amiga Leana. Embora acreditasse em Jesus, Nancy disse a Tammy que não estava pronta para ser batizada.
O batismo
Tempos depois, os missionários se mudaram para San Cristobal, em Chiapas. Nesse período, Leana estava se preparando para cursar a faculdade na cidade e Nancy pediu aos cristãos se eles poderiam abrigar a amiga na cidade.
Em vez disso, Tammy sugeriu que Leana morasse com seus colegas de equipe do IMB, John e Serena Tail, que tinham um quarto extra.
Então, Leana passou a ser discipulada diariamente por eles. Um dia, as jovens participaram de um culto de batismo e, após a celebração, Leana aceitou Jesus.
Apesar de se entregar a Cristo, ela decidiu que ainda não estava pronta para o batismo. Porém, no ano passado, Tammy tocou no assunto novamente, e desta vez Leana estava pronta.
Eles marcaram o batismo dela para novembro. A princípio, Nancy optou por não se juntar a ela, mas mesmo assim foi ao rio para testemunhar prestigiar a amiga.
Enquanto o pastor Clay se preparava para registrar o momento de imersão de Leana, de repente, Serena disse: "Tem mais uma".
“Era Nancy! Meu marido e eu choramos enquanto ela se arrumava. Passar 12 anos sem ver nenhum fruto físico é realmente difícil. Às vezes nos perguntávamos por que estávamos ali”, relatou a missionária.
Desde sua profissão de fé, Nancy se formou na faculdade e continua a crescer em seu relacionamento com Jesus.
Já Leana, está compartilhando seu testemunho e se juntou ao casal no trabalho de evangelização na comunidade Zoque.
*Alguns nomes foram alterados por questões de segurança
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições