Após perder os pais em ataque, jovem afirma: “Estou pronto para morrer por Cristo”

Os pais do jovem foram assassinados por pregarem Jesus na Nigéria.

Fonte: Guiame, com informações de ICCAtualizado: segunda-feira, 19 de agosto de 2024 às 15:10
Os irmãos perseguidos. (Foto: Reprodução/ICC)
Os irmãos perseguidos. (Foto: Reprodução/ICC)

Josiah Micah Wayit e seus cinco irmãos mais novos são vítimas de um ataque de extremistas Fulani que matou seus pais na Nigéria

O ataque ocorreu há seis anos no estado de Kaduna. Segundo o International Christian Concern (ICC), o pai deles era pastor da Igreja Evangélica Winning All (ECWA), e a mãe era conhecida por pregar tanto aos pastores Fulani, quanto aos adoradores de ídolos em sua aldeia.

Os cristãos foram brutalmente assassinados depois de comparecer ao enterro de um colega crente que também havia sido vítima da violência. 

“Os pastores fulani atacaram meus pais porque eles eram cristãos e pregavam o evangelho de Cristo”, disse Josiah, de 28 anos, ao ICC.

E continuou: “Eles os mataram porque estavam espalhando uma mensagem de paz, até mesmo para os fulani”. 

Inúmeras famílias cristãs em Kaduna sofrem perseguição constante nas mãos de extremistas islâmicos Fulani. 

Durante uma reunião recente com pastores e o comissário de polícia do estado de Kaduna, o Rev. John Hayab, presidente do capítulo estadual de Kaduna da Associação Cristã da Nigéria (CAN), informou que nos últimos quatro anos: 23 pastores foram mortos e mais de 200 igrejas foram forçadas a fechar devido aos ataques.

‘Morrer por Cristo’

Com a morte dos pais, Josiah se tornou responsável pelos irmãos e tem lutado para sustentar a família.

“Tem sido incrivelmente difícil cuidar dos meus irmãos desde que nossos pais foram mortos. Os extremistas fulani até levaram a nossa motocicleta e continuam destruindo nossas terras agrícolas”, disse ele.

Apesar dos desafios atuais, Josiah e seus irmãos permaneceram firmes na fé. Eles se mudaram para o estado de Plateau, onde estão reconstruindo suas vidas, ancorados em seu relacionamento com Cristo. 

O irmão mais novo de Josiah, Mathias Wayit, de 26 anos, está seguindo os passos do pai. Apesar da crescente perseguição local, Mathias está estudando em um seminário para se tornar pastor.

“Quero que o Evangelho de Cristo continue. Estou pronto para pregar a Palavra de Deus e, se necessário, morrer como um cristão, assim como meus pais”, declarou ele.

O compromisso inabalável de Mathias com sua fé, mesmo sob a ameaça de morte, é um exemplo da resiliência, coragem e fidelidade de sua família ao Senhor. 

Mesmo sem a orientação dos pais, a família permaneceu ativa na igreja, refletindo a mesma dedicação que seus pais demonstravam.

“Eles estão comprometidos com as atividades da igreja, assim como seus falecidos pais”, disse um líder cristão local. 

A história da família Wayit é de resistência, esperança e um compromisso inabalável com Cristo. Em meio à perseguição que enfrentaram, eles encontraram força em seu relacionamento com Jesus e no apoio de sua comunidade eclesiástica. 

“Orem para que permaneçamos fortes em Cristo e para que meu irmão mais novo se torne pastor, assim como nosso pai”, concluiu Josiah.

A Nigéria ficou em 6º lugar na Lista Mundial de Observação da Missão Portas Abertas de 2024 dos lugares mais difíceis para ser cristão.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições