Após realizarem cirurgias gratuitas, cristãos distribuem Bíblias para pacientes no Malawi

Um chefe de uma aldeia e uma mãe solteira experimentaram mais do amor de Deus durante o trabalho dos missionários na região.

Fonte: Guiame, com informações de Samaritan’s PurseAtualizado: quarta-feira, 22 de maio de 2024 às 20:02
Os pacientes receberam Bíblias e foram encorajados a seguir Jesus. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)
Os pacientes receberam Bíblias e foram encorajados a seguir Jesus. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)

Através do trabalho dos médicos voluntários da missão Samaritan’s Purse, o chefe de uma aldeia local e uma mulher experimentaram o amor de Deus, no Malawi.

A escassez na área da saúde deixa muitos malawianos sem esperança de um futuro melhor. 

Esse foi o caso de Jephither, um idoso chefe de aldeia e Ireen, uma jovem mãe solteira. 

Porém, no início deste ano, quando as Equipes Especializadas da Missão Médica Mundial da Samaritan's Purse chegaram na região, tudo mudou.

Segundo a missão, durante anos, Jephither se apoiou na Palavra de Deus em meio às dificuldades que enfrentou na vida.

“O que me faz continuar na vida cristã são os mandamentos: ‘Ame o Senhor Deus de todo o seu coração, mente e força, e ame o seu próximo como a si mesmo. Essas verdades me aproximam de Deus’”.

O homem de 72 anos perdeu três de seus filhos. Dois morreram devido à falta de cuidados médicos ​​e sua única filha faleceu devido à malária cerebral aos 2 anos de idade. 

Emocionado, ele disse: “Sinto falta de todos eles”.


Jephither com os médicos após a cirurgia. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)

Chefe da aldeia

Um braço quebrado foi o mais recente desafio que afligiu Jephither. Ao sair de casa, ele escorregou e caiu no concreto molhado e quebrou o úmero (osso do braço). 

Durante meses, o idoso acreditou que teria que conviver com essa lesão pelo resto da vida. Ele era o responsável por colher alimentos de sua fazenda para sustentar parentes, com o braço quebrado, ele não teria mais como prover o sustento de sua família.

Porém, o desespero de Jephither se transformou em alegria quando ele ouviu falar de cirurgiões ortopédicos da Samaritan's Purse no Hospital Nkhoma, que ofereciam cirurgias gratuitas para quem precisasse. 

Então, ele viajou cerca de 96 km até chegar no hospital. Dias depois, ele foi operado pelo doutor Greg Hellwarth, um cirurgião ortopédico que serviu na missão por mais de 30 anos.

“Estou muito feliz porque serei um homem saudável novamente”, disse Jephither após a cirurgia.

Além da cirurgia, o cristão recebeu uma Bíblia em sua língua Chichewa e está ansioso para voltar para casa e retomar suas funções como chefe da aldeia, e rever sua esposa.


Ireen ouvindo a Palavra de Deus no hospital. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)

Jovem mãe

Assim como Jephither, Ireen, de 24 anos, encontrou refúgio e esperança no Hospital Nkhoma depois de quebrar o cotovelo e o pulso, enquanto escalava uma montanha perto de sua casa para pegar lenha.

A mãe solteira ficou impossibilitada de cuidar da filha e precisou deixá-la com uma vizinha: “Não podia cozinhar, lavar roupa, nem segurar minha filha”, disse ela. 

A lesão também afetou suas finanças, pois ela não conseguia trabalhar. No Hospital Nkhoma, a equipe ortopédica da Samaritan's Purse realizou sua cirurgia. 

No entanto, a cirurgia da jovem foi difícil. Embora o Dr. Hellwarth tenha iniciado a operação, a localização da fratura e a complexidade anatômica do cotovelo exigiram a ajuda do Dr. McCluskey, outro cirurgião ortopédico voluntário da equipe. 

Juntos, eles completaram o procedimento. Outros 44 pacientes também foram operados pelos voluntários da missão.

Os capelães do hospital também a presentearam com uma Bíblia Chichewa, como fizeram com todos os pacientes e os encorajaram a seguir Jesus. 

De acordo com a missão, Ireen frequentava a igreja, mas recentemente parou por causa da separação do marido e da vergonha social que sentia. 

Após reconhecer o cuidado de Deus em sua vida, ela prometeu voltar a seguí-lo. Ouvindo o Salmo 63: 1-4, que diz:

“Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão. Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos”.

Ela concluiu: “Essas palavras mudaram a minha vida”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições