Missionários estão pregando o Evangelho no Peru por meio de um trabalho de aviação evangelístico, que permite que os cristãos tenham acesso a áreas remotas no país.
No Peru, muitas comunidades vivem isoladas entre montanhas, rios e florestas. Então, o céu se tornou um meio acessível dos cristãos pregarem Jesus.
O “Peru Projects” é um projeto de aviação missionária da Igreja Adventista do Sétimo Dia fundado em 1997.
Apesar de a igreja já ter tido projetos que envolviam a aviação para evangelizar desde os anos 1960, na década de 1980, o projeto foi encerrado e os aviões vendidos.
Contudo, o dinheiro foi guardado com o objetivo de investir no futuro da obra missionária aérea.
‘Fortaleceu minha fé’
Aos 4 anos, Eben Ezer Espinosa tinha o sonho de ser pastor e piloto missionário. Ele estudou Teologia no México, seu país de origem, e começou a trabalhar com igrejas.
“Depois de quatro anos de ministério, surgiu a oportunidade de ir para a Universidade Andrews, nos Estados Unidos, estudar aviação”, disse ele ao Notícias Adventistas.
“Eu pedia a Deus que me desse logo a provisão para todo o curso, para acalmar minha ansiedade, mas Ele foi me dando pouco a pouco e isso fortaleceu a minha fé”, acrescentou.
Depois de concluir o curso, Eben Ezer pretendia ir para Nova Guiné, e apesar de enviar toda a documentação, essa porta não se abriu.
Então, um de seus professores, que já tinha sido missionário no Peru, o apresentou ao Peru Projects.
“Naquele momento, o que tinha sido um projeto grande, passava por dificuldades e estava sem grandes estruturas ou salário fixo. Cozinhávamos juntos, comprávamos comida em grupo e confiávamos que Deus supriria cada necessidade”, relembrou ele.
O pastor chegou ao país sul-americano há 10 anos e hoje lidera o projeto. A base localizada em Pucallpa, no Peru, conta atualmente com cerca de 14 missionários — entre locais e estrangeiros — que prestam serviço voluntário por períodos que variam de semanas a anos.
As comunidades remotas tem o desejo de receber mais Bíblias. (Foto: Reprodução/Notícias Adventistas/Ellen Lopes)
‘Oramos antes de cada voo’
Os voluntários levam esperança por meio do ensino da Bíblia. No entanto, a rotina da aviação é intensa. Os aviões decolam de quatro a seis vezes por semana, e em alguns dias com jornadas duplas.
As aeronaves servem de transporte para pacientes em estado crítico, médicos e medicamentos. A cada viagem, os passageiros são encorajados por meio da Palavra de Deus.
Segundo o pastor, a maior necessidade das pessoas é manifesta através de um pedido: “Queremos Bíblias!”.
Em 2024, o projeto recebeu uma doação de 20 mil Bíblias, que são guardadas para serem entregues ao longo das viagens.
"Oramos antes de cada voo. Às vezes, não sabemos exatamente as condições que vamos encontrar, se o paciente sobreviverá. Mas confiamos", disse Eben Ezer.
Por meio dessa confiança em Deus, o pastor testemunhou que muitos milagres acontecem — pousos arriscados bem-sucedidos, curas inesperadas e vidas salvas em situações desafiadoras.
No entanto, a missão enfrenta limitações técnicas pois as aeronaves atuais são pequenas, antigas, com pouca capacidade de carga, alcance restrito e precisam se revezar no funcionamento.
Um dos principais sonhos do ministério é adquirir uma aeronave mais robusta, de maior porte e em melhores condições, o que permitiria expandir o alcance do trabalho para áreas ainda mais remotas.
“Mas sabemos que Deus proverá no tempo certo”, concluiu o pastor.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições