O grupo terrorista Boko Haram, que há quase seis anos vem realizando ataques na região da Nigéria, mudou seu nome para “Islamic State's West Africa Province”, ou Província do Estado Islâmico na África Ocidental, em tradução livre. Os militantes já prometeram lealdade ao Estado Islâmico (EI), e continuam seus ataques às cidades nigerianas com o objetivo de estabelecer um califado na África.
O novo nome começou a ser divulgado pela liderança do Boko Haram nas mídias sociais do EI, em materiais de propaganda. O nome Boko Haram significa "a educação ocidental é proibida". Seu nome oficial anterior era Jama'atu Ahlis Sunna wal-Jihad Lidda'awati, em árabe, que se traduz como "pessoas comprometidas com a propagação dos ensinamentos do profeta e da jihad."
Enquanto Boko Haram centralizou seus esforços na Nigéria e tentou, sem muito sucesso, invadir países vizinhos, o EI conquistou territórios significativos no Iraque e na Síria, e está estabelecendo uma forte presença na Líbia e em outros países da região.
O EI afirmou que sua missão é estabelecer um califado islâmico e, eventualmente, conquistar a Europa e os Estados Unidos. Assim como Boko Haram, cristãos são o alvo mais forte de seus ataques.
Boko Haram vem adaptando parte da tática do EI. Em março, publicou seu primeiro vídeo de decapitação pública, onde executou dois homens que alegaram ser espiões.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições