"Calebes" plantam seis novas igrejas no Maranhão

"Calebes" plantam seis novas igrejas no Maranhão

Atualizado: Segunda-feira, 25 Julho de 2011 as 7:31

O projeto Calebe já é conhecido em todo o país, porém, a novidade no norte do Maranhão são os Calebes Construtores: jovens que dedicaram suas férias na construção de uma nova igreja. A ideia nasceu do projeto de Missão Global da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países da América do Sul, o Plantio de Igrejas. O pastor Julio Gaya, líder dos jovens no Maranhão, conta que “juntar os dois projetos, Calebe e Plantio de Igrejas, foi um desafio, porém uma novidade, por isso uma grande benção”.

Desde o inicio de julho, mais de 2500 jovens estão espalhados em mais de 700 pontos de evangelismo do projeto Calebe no norte do Estado, destes, 10 pontos são dos Calebes Construtores.

Para inaugurar as seis novas igrejas, convidados especiais foram recebidos. A comitiva que viajou durante dois dias precisou de helicóptero para chegar até os povoados. Nela estavam os pastores Arely Barbosa, líder de jovens para toda a América do Sul, Leonino Santiago e Aquino Bastos, líder geral da igreja e líder de jovens nos estados do Pará Amapá e Ezequias Guimarães, líder da igreja para o norte do Maranhão.

Na manhã de quarta feira, 21 de julho, na cidade de Bacabeira, a igreja levantada pelos jovens foi a primeira inaugurada. O pastor Marcos Paulo, líder da igreja na região, conta emocionado que “poucas horas antes da inauguração os irmão passaram a madrugada pintando, colocando piso e arrumando o templo. Isto só pode ser amor”.

Em Barreirinhas, duas igrejas foram inauguradas, uma no povoado Mamedi e outra no bairro de Santarém. “Há duas semanas só era possível ver o alicerce da igreja de Santarém, porém, com trabalho e dedicação sem medida, a igreja foi levantada e inaugurada”, conta com muita alegria o pastor local, Lucas Carvalho.

As cidades de Morros e Humberto de Campos também ganharam uma nova igreja. Mas para terminar a maratona na tarde de quinta-feira, 22 de julho, no município de São José de Ribamar em São Luís, a igreja do Recanto das Orquídeas recebeu a comitiva para sua inauguração, que contou até com um grupo de “calebes” músicos, que louvaram com seus instrumentos e um grande bolo para comemorar a festa.

Os detalhes marcaram cada inauguração. A fita vermelha, a placa de homenagem, louvor especial e a igreja sempre cheia de gente, fez do programa uma verdadeira festa.

Para o pastor Arely Barbosa, que visitou o Estado pela primeira vez, a impressão foi a melhor. “Eu já ouvia falar do Maranhão, mas ver de perto esses jovens trabalhando para Deus foi maravilhoso. O projeto Calebes Construtores será repassado para outras regiões”, afirma.

Bruno Mendonça, de 21 anos, participa pela terceira vez do projeto Calebe, porém este ano foi um dos construtores. “O sentimento de ver uma pessoa aceitando a Jesus eu já havida tido nas edições anteriores, porém, ver uma igreja sendo levantada para abrigar as pessoas de uma comunidade toda que agora adorarão a Deus em Sua casa é uma sensação ímpar e muito especial”, diz.

veja também