Canibais encontram Jesus em aldeia remota na Indonésia: ‘Agora são cristãos’

O povo Yali deixou o canibalismo e passou a evangelizar outros na Indonésia.

Fonte: Guiame, com informações de Mission Network NewsAtualizado: quinta-feira, 10 de abril de 2025 às 12:57
Os Yali. (Foto: Reprodução/Mission Aviation Fellowship)
Os Yali. (Foto: Reprodução/Mission Aviation Fellowship)

Uma tribo de canibais na Indonésia foi alcançada através de missionários que arriscaram a vida para pregar Jesus na região.

Nathan Fagerlie, piloto da Mission Aviation Fellowship (MAF) — (“Bolsa de Aviação Missionária”), descobriu a história desse povo enquanto transportava passageiros e suprimentos para um campo de pouso em Papua.

Na década de 1950, um grupo de missionários chegou na comunidade chamada Yali para evangelizar os moradores. No entanto, a Palavra de Deus não foi bem recebida pela tribo e dois cristãos acabaram morrendo.

Sobre o local, Nathan disse ao Mission Network News: "Esta pista de pouso se chama Apahapsali. Eles disseram que 'Apah' significa 'humano' e 'hapsali' significa 'onde removemos a pele'”. 

O missionário contou que, antes de ser uma pista de pouso, aquela região era um vale onde a tribo realizava o canibalismo.

"Costumávamos fazer muitos ataques noturnos naquela vila. Sequestrávamos pessoas vivas, trazíamos para cá e comíamos", relataram os aldeões.


A pista de pouso. (Foto: Reprodução/Mission Aviation Fellowship)

A transformação do Evangelho

À medida que os Yali começaram a se abrir para o Evangelho, a comunidade experimentou uma transformação que se espalhou por toda a aldeia. 

Os Yali nunca mais praticaram o canibalismo e começaram a evangelizar outros moradores.

Nathan conheceu a tribo em 2018, e nesse período, eles testemunharam a mudança espiritual na região: “Este lugar onde costumávamos esfolar e comer as pessoas, agora é a pista de pouso. E nossa cabana de celebração agora é a igreja. Aquele lugar do outro lado do vale que costumávamos invadir, agora é um local onde nossos filhos e filhas se casam". 

“Isso os transformou de forma pessoal e cultural. Mudou a maneira como eles viam a si mesmos, seus vizinhos e o mundo”, afirmou o missionário. 

“Em uma geração, eles passaram de canibais a cristãos”, acrescentou.

A MAF

A missão MAF tem o objetivo de alcançar milhões de pessoas ao redor do mundo que vivem isoladas devido a barreiras geográficas — como selvas, montanhas e desertos — ou por barreiras sociais, políticas ou religiosas.

“Os pilotos da MAF são essenciais para levar o Evangelho por terrenos desafiadores. Nas selvas montanhosas de Papua, por exemplo, as aldeias ficam isoladas umas das outras devido às características físicas da ilha. Pode levar dias para ir de uma comunidade a outra”, explicou Nathan.

E continuou: "Um avião da MAF pode levá-los até lá em 15 ou 20 minutos. E também podemos transportar suas famílias, alimentos e materiais de construção". 

A MAF transporta tradutores da Bíblia, médicos, trabalhadores humanitários, enfermos e evangelistas locais chamados para levar o amor de Deus ao seu próprio povo.

Anualmente, a organização presta serviços de aviação a mais de 400 agências missionárias, igrejas e organizações humanitárias em todo o mundo. Por meio dessas parcerias, a MAF conecta pessoas isoladas a serviços essenciais, enquanto compartilha o amor de Deus.

“Orem pelos pilotos da MAF, seus passageiros e pelas aldeias que eles atendem. Orem por voos seguros, portas abertas para o ministério e pela receptividade do povo ao Evangelho. Por favor, ore para que os cristãos de Yali continuem crescendo na fé e na graça do Senhor Jesus Cristo”, concluiu a missão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições