Capelães militares evangélicos realizam retiro

Capelães militares evangélicos realizam retiro

Atualizado: Terça-feira, 11 Maio de 2010 as 2:26

Aconteceu de 26 a 30 de Abril, o Retiro Espiritual dos Capelães Militares Evangélicos, das Forças Armadas e Auxiliares. O Retiro ocorre anualmente e tem o objetivo de realizar uma troca de experiências de trabalho entre capelães de diferentes localidades do Brasil. O encontro contou com a presença de pastores presbiterianos e de outras denominações, como é o caso do Tenente Ivan Xavier, Pastor da Igreja Batista de Guarabu, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, que destacou ser importante as discussões entre os capelães evangélicos acerca da busca por um espaço representativo junto ao Ministério da Defesa, uma vez que, hoje, a única representação religiosa é feita apenas pela frente católica.

O Rev. Walter Pereira de Melo é Tenente Coronel Capelão do Exército Brasileiro e pastor Presbiteriano que atua de forma efetiva na capelania militar evangélica, e esteve presente no Retiro de Capelães. Ele está no contingente formado para ir ao Haiti em julho deste ano, com a missão de auxiliar os soldados que irão para este país tão sofrido, necessitado de apoio estrutural e espiritual. Para o Rev. Walter esse é mais um passo importante para os cristãos brasileiros, pois, assim, a Palavra de Deus estará sendo levada a outros povos ampliando a expansão da visão do Reino de Deus na terra.

Para os capelães, atuar na capelania militar é estar em um campo missionário, pregando o Deus Vivo e testemunhando com a vida, pois, como capelão, é possível estar no contexto dos soldados que deixam tudo para servir em diferentes lugares.Atualmente, o grande desafio da Capelania evangélica, seja na Marinha, Exército, Aeronáutica, PM´s ou Bombeiros, é conscientizar as igrejas, enquanto comunidade e liderança cristã, quanto a necessidade de se investir neste serviço do Reino de Deus, que precisa da participação do corpo de Cristo em oração e reconhecimento dessa ação cristã na sociedade.

Foi destacada a intensa colaboração da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro (Catedral), que anualmente recebe na Catedral os capelães do Comando Militar do Leste, realizando a "Páscoa dos Militares Evangélicos", com o importante apoio do Rev. Guilhermino Cunha e demais pastores da igreja. Os quatro dias de retiro e comunhão entre os capelães foram marcados por muita alegria e aprendizado. Os cultos e as palestras realizadas tiveram enfoque renovador a todos os presentes, reforçando a vontade de Deus na vida desses servos.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também