Chile clama por socorro e oração

Chile clama por socorro e oração

Atualizado: Segunda-feira, 15 Março de 2010 as 12

Abalos físicos

Como se não fosse suficientemente triste a tragédia que assolou o Haiti há quase dois meses (12 de janeiro), com incontáveis registros de perdas materiais, emocionais e espirituais; embora causado por fenômenos geológicos diferentes, ocorreu um novo terremoto de magnitude superior ao registrado no território haitiano. Mas, dessa vez a vítima foi o Chile. Com 8,8 graus na escala Richter, o terremoto invadiu o país latino na madrugada do último sábado de fevereiro (27).

O quinto maior tremor da história do país provocou, além de muitos estragos e mortes, literais tsunamis. A contabilidade de mortes não se compara com a do país caribenho, pelo menos 270 vezes maior do que a do Chile (no Haiti, 217 mil pessoas morreram), mas, até o fechamento dessa edição, já soma mais de 800 mortes, 19 pessoas desaparecidas, 500 feridos (100 em estado grave) e pelo menos dois milhões de habitantes foram afetados pelo intenso sismo e por tsunamis. O impacto do tremor que atingiu o país foi sentido até na cidade de São Paulo, a 2.850 km de distância do epicentro, mesmo o Chile não fazendo fronteira com o território brasileiro.

Abalos espirituais

A geografia do país apresenta várias paisagens, onde coexiste no mesmo território a região dos lagos, no centro-sul, as geleiras e a Patagônia, no extremo sul, a tropical ilha de Páscoa, no oceano Pacífico e o deserto do Atacama (o local mais seco do planeta), no norte. É assim, cheio de contrastes que um dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH ) da América do Sul, maior produtor mundial de cobre, é também palco de 30% da população sobrevivendo na pobreza, e, também, do abuso do uso drogas, um dos maiores problemas das cidades.

Apenas 12% da população é evangélica. Portanto, um importante e intenso trabalho de evangelização precisa ser efetivamente praticado, para que todas as camadas da sociedade chilena sejam alcançadas. A unidade é a marca da Igreja de Cristo. Oremos para que o país seja restaurado, e que assim como tem acontecido no Haiti, que outras nações se unam para levantar a nação.

Dados importantes

- Localizado à sudoeste da América Latina, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, o país possui o mais estreito território do mundo.

- Em sua capital , Santiago, região central do país, reside a maioria da população.

- O idioma falado oficialmente no país é o Espanhol.

- Com alto índice de evangelização, a religião predominante no Chile é o Cristianismo, com 88,4% da população adepta há alguma denominação cristã.

- Segundo dados de 2008, a população do país está próxima aos 18 milhões de habitantes.

Por Thalita Daher

veja também