Chinês arrisca sua vida contrabandeando Bíblias, apesar da vigilância por câmeras

Ao se converter ao cristianismo, Ming conta que ouviu uma voz em seu coração que o animava a compartilhar a Palavra de Deus.

Fonte: Guiame, com informações do Cvandaag e Portas AbertasAtualizado: sexta-feira, 22 de setembro de 2023 às 17:17
Ming com caixas de Bíblias que distribuirá secretamente. (Foto: Portas Abertas)
Ming com caixas de Bíblias que distribuirá secretamente. (Foto: Portas Abertas)

Ming* é um cristão chinês que arrisca sua vida para compartilhar sua fé com outras pessoas em seu país. Onde ele vive, a perseguição aos cristãos é uma ocorrência comum: qualquer atividade considerada suspeita deve ser denunciada ao governo e o controle social imenso.

No entanto, segundo a Portas Abertas, nada impede o jovem de se dedicar totalmente à disseminação da Palavra de Deus com todo o seu coração.

Ming carrega as caixas pesadas contendo Bíblias em seu carro, plenamente consciente de que enfrentará prisão e uma possível pena se for flagrado com essa remessa.

Com cautela, ele pega o telefone e digita a mensagem: "Estou indo para o lugar antigo", que é uma linguagem codificada.

Nesta região da China, tanto os telefones quanto as redes sociais são rigorosamente monitoradas e controladas. Então Ming desliga o telefone e remove o cartão SIM. Antes, ele olha ao redor e verifica se não identifica ninguém no beco isolado, com exceção das câmeras de vigilância que estão amplamente presentes na China, inclusive nas áreas mais escuras.

Embora as autoridades possam considerá-lo um infrator e a sua carga como ilegal, o que Ming está transportando está longe de ser perigoso. As caixas só contêm Bíblias.

Expulso de casa

Embora o contrabando envolva uma dose significativa de tensão e estresse, Ming está plenamente ciente de que enfrentará oposição devido à sua fé.

O fato de ele ter se convertido ao cristianismo durante seus anos de estudante é absolutamente inaceitável em sua casa.

"Eu contei ao meu pai que me tornei cristão e esperava que ele aceitasse, mas ele não aceitou. Pelo contrário, ele me denunciou à polícia", relata Ming.

Diante dessa situação, Ming foi obrigado a deixar sua cidade natal e se mudar para uma cidade no sul da China, onde precisou recomeçar sua vida completamente longe de sua família, diz a Portas Abertas.

Na cidade para onde Ming se mudou, as restrições aos cristãos, tanto por parte da comunidade quanto do governo, são menos severas. As congregações locais o acolheram bem.

Na igreja, Ming conta que aprofunda seu conhecimento sobre Deus e recebe explicações sobre textos bíblicos, o que fortalece ainda mais sua fé. Com o passar dos anos, ele se sente verdadeiramente em casa nesse novo local e experimenta uma sensação de liberdade maior para construir uma vida estável.

Ming estabelece seu próprio negócio, obtendo uma renda sólida, e conhece Hua*, que se tornaria sua esposa e com quem teria uma filha.

Compartilhar a fé

Ming tem tudo o que ele poderia sonhar quando criança. No entanto, o vínculo crescente com Deus também o faz compreender que não deve guardar a sua fé para si mesmo.

“Este foi um ponto de virada para mim”, diz Ming. “Aprender sobre Jesus me fez perceber que as pessoas da aldeia de onde venho também precisam Dele.”

Ming sente a voz de Deus em seu coração, animando-o a retornar à sua terra natal, ao lugar onde cresceu. Então ele decide obedecer a essa chamada e volta à região onde os vizinhos estão sempre se observando e as autoridades mantêm vigilância constante sobre tudo.

Em sua cidade natal, Ming lidera secretamente pequenos grupos de cristãos, encontrando-se com eles em locais discretos. Além disso, ele fundou uma empresa com um grupo de irmãos na fé, usando-a como disfarce para o contrabando de Bíblias.

No entanto, um dia a empresa é descoberta e Ming, juntamente com seus parceiros de negócios, é preso. Todos são acusados de atividades comerciais ilegais devido à impressão e distribuição das Bíblias.

De maneira miraculosa, Ming é libertado novamente, mas seus parceiros de negócios não têm a mesma sorte e acabam atrás das grades. Ele compartilha: "Por mais difícil que seja, acredito que é a vontade de Deus que nem todos estejamos na prisão."

Para Ming, isso significa que ele deve redobrar seus cuidados, pois está sob vigilância constante. Devido à ameaça, ele decide enviar sua esposa e filha para a casa de seu sogro, onde estão seguras.

No entanto, seu sogro não está disposto a tolerar que Ming continue arriscando sua vida por causa de sua fé, por isso tenta persuadir sua filha a se separar de seu marido.

Ajuda de outros cristãos

Ming conta que todos esses eventos deixam cicatrizes profundas em sua vida. Ele começa a perder a confiança nas pessoas ao seu redor.

"Eu me sentia inseguro e isolado. Mesmo dentro das comunidades cristãs, há espiões que se passam por cristãos. Tenho que estar constantemente vigilante", desabafa.

No entanto, Ming encontra ajuda em Hao Ran*, um parceiro local da organização Portas Abertas. Hao Ran oferece apoio a Ming, orando com ele e estando ao seu lado nos momentos difíceis.

Ming expressa sua confiança em Hao Ran: "Ele é alguém confiável com quem posso conversar." Por sua vez, Hao Ran comenta: "Ming é forte na fé, mas posso perceber que ele está mentalmente exausto."

As visitas de Hao Ran desempenham um papel vital na manutenção de cristãos como Ming ativos em sua fé. Além do apoio espiritual que oferece, Hao Ran também instrui Ming sobre como evangelizar secretamente, mesmo em um ambiente de vigilância intensa por câmeras e controle social.

O apoio de pessoas como Hao Ran é uma fonte de incentivo constante para Ming, motivando-o a continuar seu trabalho.

Apesar dos perigos, Ming continua a encher seu carro repetidamente com “cargas ilegais”, porém extremamente valiosas, que transformam a vida das pessoas na China.

Sua motivação principal é que outras pessoas encontrem seu equilíbrio em Jesus Cristo. "Aconteça o que acontecer comigo, sei que foi predestinado pelo Pai Celestial. Eu O ouço e sigo. Ele guiará nossos caminhos."

*Nome fictício por segurança

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições