Coreia do Sul proíbe envio de Bíblias ao Norte para não “atrapalhar” acordo de paz

Ministérios cristãos estão sendo impedidos de enviar Bíblias para não influenciar nas relações entre as Coreias.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian PostAtualizado: quarta-feira, 27 de junho de 2018 às 14:32
Donald Trump em encontro histórico com Kim Jong-un em Singapura. (Foto: Evan Vucci/AP/Rex/Shutterstock)
Donald Trump em encontro histórico com Kim Jong-un em Singapura. (Foto: Evan Vucci/AP/Rex/Shutterstock)

Em consequência às negociações de paz entre a Coreia do Sul, Estados Unidos e Coreia do Norte, os ministérios cristãos foram proibidos de continuar lançando balões como tática para enviar partes da Bíblia aos norte-coreanos.

Há 12 anos, ministérios sul-coreanos enviam balões de gás hélio repletos de páginas da Bíblia para serem lançados na fronteira com a Coreia do Norte. No entanto, o governo da Coreia do Sul vetou a ação dos missionários para não colocar em risco as negociações de paz com o país vizinho.

“Nós enfrentamos restrições temporárias para o lançamento dos balões, mas está bem claro que desta vez as restrições são diferentes. O governo emitiu uma proibição abrangente do lançamento de balões”, disse Eric Foley, missionário da organização Voz dos Mártires.

“Por muitos anos em nosso trabalho, o governo sul-coreano disse: ‘Espere, não faça nada para incomodar a Coreia do Norte’. E agora, infelizmente, a comunidade internacional está apoiando essa lógica”, revelou Foley ao site Mission Network News na segunda-feira (25).

Autoridades do governo também proibiram o lançamento de balões na Coreia do Norte que possuam panfletos com informações sobre o mundo exterior, de acordo com o jornal Korea Times.

Alguns desertores da Coreia do Norte, como Park Sang-hak, fundador da organização Fighters for Free (Guerreiros da Liberdade), contam que os cidadãos norte-coreanos não conhecem outras realidades, sendo expostos apenas à propaganda da Coreia do Norte.

“Se nós, desertores norte-coreanos, pudéssemos escrever cartas, telefonar para nossos familiares no Norte ou entrar em contato com eles pela internet, não teríamos que enviar mensagens e pequenos presentes dentro dos balões”, disse Park.


Cristãos da Coreia do Sul são impedidos de enviar balões com Bíblias aos norte-coreanos. (Foto: Reprodução)

De acordo com Foley, este é “um momento particularmente perigoso para os cristãos na Coreia do Sul do Norte, porque a agenda está sendo definida pelo governo em termos de ministério. E sabemos, historicamente, que governos que definiram agendas para missões não foram bem para a igreja”.

Diferentes ministérios e organizações têm realizado os lançamentos de balões para a Coreia do Norte ao longo dos anos — utilizando até mesmo a tecnologia GPS para rastrear a taxa de sucesso da iniciativa.

Jung Kwang-il, fundador do grupo No Chain, anunciou em setembro de 2017 que milhares de pen drives com Bíblias, doados por universitários e estudantes do ensino médio dos EUA, caíram com sucesso na região do Monte Kŭmgang, na costa leste da Coreia do Norte.

“Na história recente, tivemos manifestações sociais como a Revolução de Jasmim e a Primavera Árabe. Como é que nada disso acontece na Coreia do Norte? A razão é simples: porque o país é tão fechado quanto a informação. As pessoas não sabem que sua situação é realmente terrível. Queremos quebrar essa ignorância”, explicou Jung.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições