Curso para captação de recursos no Terceiro Setor

Curso para captação de recursos no Terceiro Setor

Fonte: Atualizado: terça-feira, 1 de abril de 2014 às 03:49

Ideias criativas para (re)estruturar a comunicação, o marketing e a captação de recursos de um projeto social. Esta é a temática do Comunicando e captando recursos no Terceiro Setor, um curso itinerante intensivo que será realizado ao longo de 2010, em oito capitais brasileiras, com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A edição de Recife, programada para o dia 6 de maio, será realizado no Hotel Vila Rica, localizado à Avenida Boa Viagem, 4308, no bairro de Boa Viagem.

Iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da Revista Filantropia, o curso é dirigido a captadores de recursos, profissionais de comunicação, gestores, presidentes, diretores e conselheiros de organizações sem fins lucrativos; profissionais que atuam no Terceiro Setor, educadores, pesquisadores e estudantes interessados no tema.

Marcelo Estraviz, presidente da ABCR, e Marcio Zeppelini, editor da Revista Filantropia, apresentarão elementos para o desenvolvimento de iniciativas que contribuirão para a criação, estabelecimento e profissionalização da comunicação e do marketing dentro de uma organização social em um treinamento intensivo de 8 horas, visando, assim, uma efetividade maior no trabalho de captação de recursos. Os facilitadores também discorrerão sobre persuasão, criatividade e estratégias a fim de dar visibilidade e incrementar os recursos de sua organização.

O programa abordará os seguintes temas:

•A importância da mobilização de recursos dentro da organização;

•Requisitos mínimos antes de começar a captar;

•Estratégias para a diversificação de fontes de recursos;

•Planejamento de campanhas de captação;

•O que vem a ser desenvolvimento institucional;

•Relacionamento de longo prazo gerando upgrade nas doações;

•Os diversos potenciais doadores entre empresas, governos, fundações e indivíduos;

•As estratégias para abordagem e negociação;

•Consolidação de ideais com os demais departamentos;

•Contratação e treinamento de um captador de recursos;

•Mudanças de paradigmas entre os captadores;

•Conceitos de marketing e ferramentas de comunicação;

•Uso de fotos, imagens e identidade visual;

•Identificando e agregando valor à comunicação;

•A criatividade como ingrediente básico;

•O processo da comunicação;

•Marketing institucional x marketing promocional;

•Dicas de abordagem em diferentes campanhas;

•Planejamento da comunicação de uma organização do Terceiro Setor;

•Rica demonstração de exemplos e cases.

A primeira edição do curso foi realizada no Rio de Janeiro, em 22 de abril. As demais edições estão previstas para:

• 01/06 - São Paulo

• 01/07 - Belém

• 05/08 - Curitiba

• 09/09 - Brasília

• 21/10 - Belo Horizonte

• 04/11 - Porto Alegre

Facilitadores

Marcelo Estraviz.

Empreendedor social, palestrante e escritor. É presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da associação de ex-alunos do Colégio Miguel de Cervantes; conselheiro da ONGs Trópis e Descentro; e embaixador da iniciativa The Hub no Brasil. É co-autor do livro "Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil". Atua na área governamental, ocupando posições de direção em instituições e projetos ligados à Prefeitura, ao Estado de São Paulo e à União Européia.

Marcio Zeppelini.

Graduado em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua como editor geral da Revista Filantropia, é diretor executivo da Zeppelini Editorial e diretor da Diálogo Social Eventos para o Terceiro Setor. É membro do Conselho Técnico Consultivo do curso de Produção Editorial da Universidade Anhembi Morumbi, membro do conselho da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), e consultor em comunicação e marketing para organizações do Terceiro Setor.

Comunicando e captando recursos no Terceiro Setor

Data: 06 de maio de 2010

Local: Hotel Vila Rica

Avenida Boa Viagem, 4308 - Boa Viagem.

Recife - PE

Investimento: R$ 290,00 (inscrições feitas com menos de um mês de antecedência)

Inscrições e informações: (11) 2281-9643 e (11) 7864-1745

[email protected]

www.dialogosocial.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições