Desafios Mundiais:Camboja

Desafios Mundiais:Camboja

Atualizado: Sexta-feira, 13 Janeiro de 2006 as 12

Camboja: um país marcado pela guerra e miséria

Ingrid Cicca

[email protected]

Camboja é um país asiático, com fronteira com Tailândia, Laos e Vietnã,  possuindo ainda 443 km de costa no Golfo da Tailândia.  O país passou por genocídio e décadas de dominação estrangeira, marcados por violência e sangue.

Camboja foi afetada pela Guerra do Vietnã e em virtude disto o país teve que enfrrentar anos de devastação que provocaram sérios problemas de instabilidade econômica.

O país foi invadido pelos vietnamitas, em 1978. Eles derrubaram o regime do Khmer Vermelho, aliado dos chineses, que dominava o país desde 1975. Durante o domínio dos Khmer Vermelho  - organização extremista e marxista liderada pelo ditador Pol Pot, milhões de pessoas foram mortas nos campos de extermínio ou deslocadas à força para fazendas coletivas.

A intenção deles era livrar o país da influência ocidental, por isso perseguiam duramente a elite econômica do país e os opositores ao regime.

Somente após a instituição, em 1993, do regime de monarquia parlamentarista, o país passou a viver um período de relativa estabilidade. Ainda prevalecem sérios problemas sociais como o analfabetismo, que atinge cerca de metade da população.

Cerca de 84% dos 14,5 milhões de habitantes são seguidoras do budismo.  As crenças dos  cambojanos são uma mistura de antigas tradições khmer, budista e hindu. É possível encontrar pelo país, santuários, ofertas e sacrifícios para os espíritos.

No país encontra-se o famoso templo Hindu de Angkor Wat, do século XII. Para os cambojanos, Angkor Wat  é o lar espiritual de "Angka", uma misteriosa figura divina que acredita-se ter poder supremo sobre o povo.

veja também