Desafios Mundiais:Sri Lanka

Desafios Mundiais:Sri Lanka

Atualizado: Sábado, 14 Janeiro de 2006 as 12

Sri Lanka tem 68% de população budista

Sri Lanka é uma ilha localizada próximo da costa sudoeste da Índia, com cerca de 19 milhões de habitantes. As religiões predominantes no país são o budismo, com cerca de 68% da população, e o hinduísmo, com aproximadamente 11%.

O país tornou-se independente em 1948 e até então passou pelo domínio dos portugueses, holandeses e por último pelos ingleses, onde recebeu o nome de Ceilão. Os habitantes da etnia cingaleses correspondem a 74% da população e os tâmeis a 16%. Os cingaleses em sua grande maioria são seguidores do budismo. Já os tâmeis são hinduístas e muçulmanos. A divergência religiosa são umas das causas de conflitos entre essas duas etnias. Em 1983, foi o estopim de um grande conflito entre os cingaleses e os tâmeis.

Quando o país tornou-se independente em 1948, os cingaleses adotaram medidas para afastar a minoria tâmil da política, da economia e da sociedade. Uma dessas medidas, foi adotar a língua cingalês (sinhala) como o idioma oficial do país dificultando desta maneira o acesso dos tâmeis à eduação e ao emprego. Em virtude da longo período de guerra civil, a economia do país até hoje é fortemente afetada,  sem contar com os fenômenos naturais as quais o país sofreu, em dezembro de 2004, com o Tsunami, onde cerca de 31 mil pessoas morreram.

veja também