Trinta reféns do Boko Haram, incluindo 21 crianças e sete mulheres, foram libertados pelo exército nigeriano durante uma operação militar em Dikwa, no nordeste do país. O anúncio foi feito pelos oficiais nesta terça-feira (29).
A cidade de Dikwa, no estado de Borno, foi tomada pelo Boko Haram. No entanto, depois de uma batalha entre o grupo e o exército chadiano em abril, a cidade foi libertada. Estando novamente nas mãos dos terroristas, a cidade foi cenário de mais uma ação pelo exército nigeriano na semana passada.
"Como resultado da operação em andamento para livrar Dikwa e seus arredores dos terroristas do Boko Haram, a 7ª Divisão do Exército nigeriano resgatou ontem (segunda-feira) 30 mulheres e crianças das mãos de terroristas", afirmou Sani Usman, porta-voz do exército.
Entre os reféns resgatados estavam "21 crianças, incluindo um recém-nascido de seis dias e sete mulheres", indicou.
O exército nigeriano anunciou ter libertado centenas de mulheres e crianças reféns do Boko Haram nos últimos meses, especialmente na floresta de Sambisa, um dos redutos históricos do grupo islamita agora afiliado a organização jihadista do Estado Islâmico (EI).