FAO alerta: um terço a mais de bocas para alimentar até 2050

FAO alerta: um terço a mais de bocas para alimentar até 2050

Fonte: Atualizado: terça-feira, 1 de abril de 2014 às 3:49

Para o cristão que tem certeza de que a missão que recebeu de Jesus inclui amar e servir ao próximo como a si mesmo, indo ao encontro das necessidades reais de pessoas reais, um documento divulgado nesta quarta, dia 23, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) pode ser motivo de reflexão, oração, planejamento e ação.

Diz o informe que oferece dados para debate entre especialistas, que até 2050 haverá um terço a mais de bocas para alimentar no mundo (2 milhões e 300 mil pessoas) e a produção de alimentos terá que aumentar em 70%. E ainda: uma utilização mais racional e eficiente da água será o fator chave para produzir estes alimentos a mais.

Também dizem os especialistas que é preciso combater os "desequilíbrios e desigualdades e garantir que todo o mundo tenha acesso aos alimentos de que necessita e que a produção alimentar se realize de forma que reduza a pobreza e se tenha em conta as limitações dos recursos naturais".

Segundo os últimos cálculos da ONU, a população mundial passará dos 6.8 milhões de pessoas de hoje a 9.1 milhões em 2050.

A Organização da ONU organizará um Fórum de Especialistas de Alto Nivel em Roma nos próximos dias 12 e 13 de outubro para discutir estratégias sobre "como alimentar o mundo en 2050".

Servirá como preparação do terreno para a Cúpula Mundial sobre a Segurança Alimentar, que acontecerá também em Roma entre 16 e 18 de novembro.

Mesmo sabendo que "a FAO é moderadamente otimista sobre o potencial do planeta para alimentar a si mesmo em 2050", a Igreja de Cristo deve estar usando estas ocasiões para refletir sobre seu papel na superação deste desafio mundial, especialmente em sua área de influência.

Leia mais no site da FAO (em espanhol).  

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições