Hemonúcleo convoca doadores para reforçar estoque de sangue

Hemonúcleo convoca doadores para reforçar estoque de sangue

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 1:17

Com o objetivo de reforçar o seu estoque, o Hemonúcleo de Teresópolis está convidando os doadores de sangue de qualquer tipo para um gesto de cidadania e solidariedade. O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.

“Estamos lançando uma campanha denominada ‘Doador Para Sempre’, que visa estimular as pessoas a serem doadoras continuamente, obedecendo aos prazos estabelecidos para o procedimento, para que o estoque de sangue seja mantido. Agora, estamos focados no Carnaval, pois já estamos com uma quantidade relativamente baixa e ocorre uma queda na doação neste período. Por isso o Hemonúcleo precisa reforçar o seu estoque, a fim de atender os hospitais da cidade e de municípios vizinhos”, explica a diretora técnica do Hemonúcleo, Drª Fortunêe Meyohas.

O Hemonúcleo recebe atualmente uma média de 10 doações diárias, mas a meta é elevar esse número para 25. Os tipos de sangue mais procurados são ‘O’ positivo e ‘O’ negativo, que são doadores universais, ou seja, podem ser usados por qualquer paciente.

Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 18 e 65 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

veja também