Hemorio lança oitava edição da campanha 'Vista a Fantasia da Solidariedade'

Hemorio lança oitava edição da campanha 'Vista a Fantasia da Solidariedade'

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 1:26

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), lança nesta terça-feira, às 11h30, a oitava edição da campanha 'Vista a Fantasia da Solidariedade'. A ação tem como objetivo manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de carnaval, época em que, historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

As madrinhas da campanha, Luiza Brunet e Sheron Menezzes participarão da abertura, que também contará com integrantes da escola de samba Portela e da Corte do Carnaval 2011. Segundo a diretora-geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a campanha deste ano terá um tom diferente, mas não perderá nem um pouco do brilho dos anos anteriores.

- O momento é de união e solidariedade. Passamos recentemente por um momento difícil no Rio de Janeiro com as chuvas na Região Serrana e houve uma mobilização da população como nunca havíamos visto. Na semana passada, as escolas de samba, que são nossas parceiras durante todo o ano em ações de coletas externas em suas comunidades foram afetadas com o incêndio ocorrido na Cidade do Samba. A escola de Madureira, que também foi seriamente atingida, estará conosco abrindo a campanha mostrando que, com esforço e comprometimento, todos nós podemos fazer a nossa parte – disse a diretora.

Além da modelo Luiza Brunet e da atriz Sheron Menezzes, que serão candidatas à doação de sangue, o Hemorio vai realizar diversas ações com outras personalidades do samba e agremiações até o Carnaval. No dia 1º de março, o instituto já prepara uma grande coleta móvel na Cinelândia, esperando repetir o sucesso de comparecimento de novos doadores.

- Acho muito importante essa conscientização da população, que tem se mostrado solidária cada vez mais. A campanha do Hemorio é mais uma oportunidade para que as pessoas exerçam a sua cidadania. A doação de sangue é uma forma muito simples de contribuição. Além disso, é gratificante, pois saímos com a sensação de um dever cumprido quando sabemos que, com esse gesto, salvamos até três vidas – explicou Luiza Brunet, que se prepara para sua oitava doação consecutiva.

Já a atriz Sheron Menezzes, que nunca doou sangue, está ansiosa para colaborar com a ação. - É a primeira vez que participo de uma ação do Hemorio e tenho certeza que depois disso, serei uma doadora habitual. É muito importante que as pessoas façam da doação, um hábito, pois qualquer um pode precisar um dia – alertou Sheron.

Para ser um doador de sangue o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs.

No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

veja também