Igreja evangélica é incendiada por pró-islâmicos, no Quirguistão

A igreja estava localizada em Kajisay, uma pequena cidade na região de Issyk-Kul, que faz fronteira com a China. Os atacantes que ainda não foram identificados.

Fonte: Guiame, com informações de World Watch MonitorAtualizado: terça-feira, 9 de janeiro de 2018 às 17:40
Igreja evangélica é incendiada por pró-islâmicos, no Quirguistão. (Foto: World Watch Monitor)
Igreja evangélica é incendiada por pró-islâmicos, no Quirguistão. (Foto: World Watch Monitor)

Uma comunidade batista no Quirguistão está temendo por sua segurança depois de ter sido incendiada por atacantes que ainda não foram identificados. A igreja estava localizada em Kajisay, uma pequena cidade na região de Issyk-Kul, que faz fronteira com a China.

O dano à igreja forçou seus 40 membros quirguizes e russos a procurarem um novo lugar de culto, enquanto se perguntavam se haveria um novo ataque. “Nós não acreditamos que a polícia encontre e puna aqueles que queimaram nossa igreja”, disse um dos membros.

Quando as emissoras de rádio e televisão locais divulgaram notícias sobre o incêndio, um “grande protesto público” foi provocado, conforme disseram as fontes ao World Watch Monitor.

Segundo a polícia, o ataque foi “organizado por aqueles que não gostam da sua igreja e do cristianismo em um país muçulmano”.


Igreja evangélica é incendiada por pró-islâmicos, no Quirguistão. (Foto: World Watch Monitor)

No entanto, em vez de investigarem os incendiários, os cristãos locais relataram que a polícia perguntou sobre o financiador da construção da igreja, quantidade de membros do Quirguistão e por que os ex-muçulmanos não iam à mesquita local.

Em agosto do ano passado, uma comunidade cristã também foi atacada por radicais islâmicos, que picharam a ameaça “nós vamos matar vocês” pelas paredes da igreja. No entanto, “a polícia e as autoridades se afastaram deste caso porque não queriam ajudar os cristãos”, que compõem apenas 6% da população.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições